O criar em ação: concepções e reflexão para prática da criatividade

Autores

  • Andréa Gomes de Alencar Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UniÍtalo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.49

Resumo

Partindo do pressuposto de que o conceito de criatividade é encarado sob diversos aspectos no meio acadêmico, ora sendo observado como algo inato ao ser humano – e, portanto, não desenvolvido –, ora visto como uma habilidade que deve ser exercitada, propomos, nesse estudo, retomar algumas dessas teorias e evidenciar como esse conceito pode ser utilizado em sala de aula. Para tanto, além de apresentar apontamentos sobre o que seja, de fato, criatividade, trataremos de mostrar estratégias para seu desenvolvimento, bem como evidenciar como ela pode ser trabalhada no contexto escolar. Finalizaremos com uma análise de texto literário, apontando quais os recursos utilizados pela autora em sua prática criativa.

 

Palavras-chave: produção de textos, competência criativa, desenvolvimento da criatividade

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Biografia do Autor

Andréa Gomes de Alencar, Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UniÍtalo

Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP)

Docente e coordenadora do curso de Letras do Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo)

Tutora on-line de curso de pós-graduação em Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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Publicado

2013-11-30

Como Citar

Alencar, A. G. de. (2013). O criar em ação: concepções e reflexão para prática da criatividade. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 452–473. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.49