A Supervisão dos Estágios de Ensino pelos Professores da Educação Básica: desafios e limitações

Autores

  • Dimair Souza França Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.47

Resumo

O propósito deste texto é discutir o processo de supervisão de estágio realizado pelos professores da educação básica junto aos alunos dos cursos de formação de professores através da análise do papel do professor tutor, bem como evidenciar a importância da tarefa realizada por esses profissionais que recebem e acompanham os alunos estagiários em suas inserções pela escola e pela sala de aula. À medida que novos conhecimentos sobre essa atividade forem trazidos para o debate, será possível evidenciar a importância do processo de constituição do ofício de ensinar, por se constituir no objeto de trabalho de professores e futuros professores que ocorre no contexto da organização escolar e se desenvolve de forma singular, mas não menos determinado pelas condições históricas dadas: possibilidades concretas do exercício da docência, condições de trabalho e salário, adversidades, limitações e desafios postos pela realidade social e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimair Souza França, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente da Graduação e da Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

França, D. S. (2013). A Supervisão dos Estágios de Ensino pelos Professores da Educação Básica: desafios e limitações. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 64–89. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.47