TRAJETÓRIAS E PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA (JOVENS E) ADULTOS NO BRASIL E ALGUMAS INTERFACES COM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.440Resumo
O artigo resulta de Pós-doutoramento na Universidade do Minho/Portugal, financiado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Visamos analisar as trajetórias e percursos das políticas públicas para jovens e adultos no Brasil, estabelecendo algumas interfaces com a educação de adultos em Portugal. Adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, notas de aula e de eventos acadêmico-científicos dos quais participamos nos respectivos países, bem como a análise documental, como os marcos regulatórios da Educação de (Jovens e) Adultos do Brasil e Portugal. Vimos que, em ambos os países, as organizações educativas se submeteram à forte regulação estatal, com o objetivo de gerir problemas relacionados às questões sociais, traduzindo-se, assim, a ideia de parceria com o Estado: em Portugal, podemos destacar a educação de segunda oportunidade e a formação profissional; no Brasil, vários programas têm essas características, como o PRONATEC.Downloads
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Publicado
2016-11-29
Como Citar
Azevedo, M. A. de. (2016). TRAJETÓRIAS E PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA (JOVENS E) ADULTOS NO BRASIL E ALGUMAS INTERFACES COM PORTUGAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(2), 124–144. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.440
Edição
Seção
Artigos