Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância

Autores

  • Ana Paula Teixeira Bruno Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE
  • Ivanda Maria Martins Silva UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.40

Resumo

Os processos de aprendizagem em espaços não-formais vêm ganhando destaque nas discussões teórico-práticas nos cursos de licenciatura, tendo em vista a necessidade de formar os estagiários não apenas para a escola, mas, sobretudo, para os constantes desafios da educação que transcendem os muros do espaço escolar. A educação não-formal corresponde às atividades ou programas organizados fora do sistema regular de ensino, com objetivos educacionais bem definidos, ou seja, qualquer atividade educacional organizada e estruturada que não corresponda exatamente à definição de “educação formal” (GHANEM e TRILLA, 2008). Este trabalho pretende ampliar as reflexões teórico-metodológicas sobre o estágio curricular em um curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância ofertado pela UFRPE/UAB, priorizando a prática do estágio na educação não-formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Teixeira Bruno Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAEADTec), Licenciada em Física (UNICAP), Especialista em Educação para Ciências (UFPE), Mestra em Ensino das Ciências (UFRPE), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE), Coordenadora de Tutoria/Curso Licenciatura em Física (UFRPE/UAEADTec).

Ivanda Maria Martins Silva, UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da UFRPE/Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da UFRPE/ UAEADTec e na Coordenação do Curso de Letras na modalidade a distância da UFRPE/UAEADTec. Desenvolve pesquisas sobre letramento digital, materiais didáticos e formação docente para Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Silva, A. P. T. B., & Silva, I. M. M. (2013). Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 155–179. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.40