Diários de estudo como meios para a avaliação da aprendizagem no ensino superior

Autores

  • Rosana dos Santos Jordão UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.38

Resumo

Este trabalho tem como objetivo partilhar nossa experiência com o uso de diários de estudo como meios de avaliação no ensino superior. Chamamos de diários de estudo a produção contínua e reflexiva realizada por alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no contexto da avaliação formativa. São apresentados e comentados excertos dessas produções, com vistas a apresentar seu potencial mediador na construção e avaliação da aprendizagem universitária. Levantamos, também, algumas dificuldades de implementação de seu uso nas universidades. Esperamos com isso oferecer dados que possam incentivar o uso de diários reflexivos como estratégias de formação e avaliação, não só em cursos de Licenciatura, mas também em outras áreas, de modo a desenvolvermos profissionais mais autônomos e críticos acerca de suas práticas.

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Biografia do Autor

Rosana dos Santos Jordão, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Professora Doutora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Atua na área de formação de professores de Ciências e de Biologia.

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Publicado

2013-11-30

Como Citar

Jordão, R. dos S. (2013). Diários de estudo como meios para a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 129–154. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.38