COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Patricia Celis Murillio Unesp - Araraquara.
  • Leandro Osni Zaniolo Unesp - Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.371

Resumo

Resumo

A Comunicação Alternativa (CA) introduz uma nova prática pedagógica ao entender que o processo linguístico não precisa ser dado por uma linguagem oral. No entanto, as práticas escolares reconhecem na linguagem oral o principal meio de comunicação. O objetivo da pesquisa consistiu em descrever a realidade da educação infantil inclusiva para crianças que não falam. Esta pesquisa é um ensaio bibliográfico sobre a efetividade da CA na educação infantil, mediada por leis e portarias que regulamentam as ações educacionais inclusivas. Resultados: O universo escolar, da educação básica, encontra na estrutura curricular e na formação continuada dos professores, um descompasso frente às necessidades emergentes da educação inclusiva. Contudo, a prática da comunicação alternativa vem sendo gradualmente inserida nas escolas da educação básica junto aos grupos de pesquisa.

Palavra Chaves: Educação infantil; educação inclusiva; comunicação alternativa.

 

 

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Biografia do Autor

Patricia Celis Murillio, Unesp - Araraquara.

Doutoranda em Educação Especial Unesp Araraquara

Leandro Osni Zaniolo, Unesp - Araraquara

Professor Doutor Unesp - Araraquara

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Murillio, P. C., & Zaniolo, L. O. (2015). COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 122–142. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.371

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural