INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO DE ARTE: APROXIMAÇÕES

Autores

  • Maria Flavia Silveira Barbosa Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.362

Resumo

ResumoEste artigo pretende contribuir para as reflexões teóricas acerca do problema daorientação inclusiva no campo da Educação e as implicações – limites e possibilidades – dessa perspectiva para o ensino de arte nas escolas regulares. Parte-se da análise de documentos oficiais, buscando compreender termos como inclusão, diversidade, diferença, suas origens, seus fundamentos e seus usos na Educação Especial. Em seguida, afirma-se o direito à educação como questão fundamental subjacente ao problema da inclusão escolar, tentando inserir a educação dos especiais, dos excluídos, dos diferentes no âmbito do direitohumano à educação. O texto se baseia ainda nas formulações de Georg Lukács e Lev Vigotskisobre arte e educação estética para defender a importância do ensino de arte na formação omnilateral de todos indivíduos.Palavras-chave: Inclusão Escolar; Direito à Educação; Ensino de Arte

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Biografia do Autor

Maria Flavia Silveira Barbosa, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

Departamento de Licenciatura em Educação Artística/ Música

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Barbosa, M. F. S. (2015). INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO DE ARTE: APROXIMAÇÕES. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 143–167. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.362

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural