EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS?

Autores

  • Beatriz Branco Maia
  • Marian Ávila de Lima e Dias

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.360

Resumo

Resumo

Dentre os textos do Ministério da Educação representativos da posição oficial sobre a educação inclusiva no Brasil, realizamos a análise de três documentos:       as Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica (BRASIL, 2001); a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2007); e Educação inclusiva: a fundamentação filosófica (ARANHA/SEESP, 2004). A análise evidencia que os textos apresentam categorias argumentativas de defesa da educação inclusiva principalmente a partir de valores morais e argumentos legalistas: para que a lei seja cumprida e para contribuir com uma sociedade justa, solidária e mais igual. Apesar de os documentos mencionarem a adaptação dos sistemas escolares, verificamos que estes pouco se detêm sobre o fazer pedagógico e as práticas inclusivas no ambiente escolar. O texto conclui que as contradições e inconsistências observadas na implementação da educação inclusiva também estão presentes nos próprios textos que buscam fornecer seus fundamentos.

Palavras-chave: educação; educação inclusiva; fundamentos filosóficos.

 

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Publicado

2015-05-30

Como Citar

Branco Maia, B., & Ávila de Lima e Dias, M. (2015). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS?. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 194–218. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.360

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural