Possibilidades de avaliação formativa a partir de relatórios de estágio: experiência em metodologia do ensino de Biologia

Autores

  • Magda Medhat Pechliye Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.36

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal relatar e analisar uma experiência no contexto da avaliação formativa em um curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura. A experiência relatada analisa o processo de correção do relatório do estágio supervisionado obrigatório. Podemos dizer que a experiência é positiva, pois permite que os alunos regulem o seu processo de aprendizagem de forma reflexiva e metacognitiva. Além disso, a docente também pode regular o processo de ensino- aprendizagem atendendo as demandas dos diferentes grupos de alunos.

Palavras chave – avaliação formativa, reflexão e metacognição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magda Medhat Pechliye, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989), especialização na área de Educação mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002 e 2010 respectivamente). Já trabalhou em diversas instituições de ensino tanto particular como da rede municipal. Tem experiência de 23 anos no magistério. Entre 2003 e 2009 foi professora de ciências e projetos no ensino fundamental do Colégio Oswald de Andrade, instituição para qual atualmente presta assessoria. Atualmente é professora, tempo integral, da Universidade Presbiteriana Mackenzie em várias disciplinas relacionadas à formação de professores. É responsável pelos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura do curso de ciências biológicas, orienta trabalhos de conclusão de curso e participa de bancas que avaliam esse tipo de trabalho. Tem publicações em revistas como na "Ensaio", tem dois capítulos de livros publicados: "O aprender e o não aprender" de (2008) e "Licenciatura em debate:Ciência, ensino eaprendizagem" (2009). Em 2011 foi uma das organizadoras dos "Anais do VII Encontro de Filosofia e História da Biologia". Sua linha de pesquisa é a de formação de professores. Atualmente é líder de pesquisa de um grupo que trabalha com a elaboração coletiva de atividades de ensino na área de atividades de ensino na áreas de ciências naturais, que é uma parceria entre a Universidade de a Escola Básica.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Pechliye, M. M. (2013). Possibilidades de avaliação formativa a partir de relatórios de estágio: experiência em metodologia do ensino de Biologia. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 297–322. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.36

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.