Possibilidades de avaliação formativa a partir de relatórios de estágio: experiência em metodologia do ensino de Biologia

Autores

  • Magda Medhat Pechliye Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.36

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal relatar e analisar uma experiência no contexto da avaliação formativa em um curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura. A experiência relatada analisa o processo de correção do relatório do estágio supervisionado obrigatório. Podemos dizer que a experiência é positiva, pois permite que os alunos regulem o seu processo de aprendizagem de forma reflexiva e metacognitiva. Além disso, a docente também pode regular o processo de ensino- aprendizagem atendendo as demandas dos diferentes grupos de alunos.

Palavras chave – avaliação formativa, reflexão e metacognição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Medhat Pechliye, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989), especialização na área de Educação mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002 e 2010 respectivamente). Já trabalhou em diversas instituições de ensino tanto particular como da rede municipal. Tem experiência de 23 anos no magistério. Entre 2003 e 2009 foi professora de ciências e projetos no ensino fundamental do Colégio Oswald de Andrade, instituição para qual atualmente presta assessoria. Atualmente é professora, tempo integral, da Universidade Presbiteriana Mackenzie em várias disciplinas relacionadas à formação de professores. É responsável pelos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura do curso de ciências biológicas, orienta trabalhos de conclusão de curso e participa de bancas que avaliam esse tipo de trabalho. Tem publicações em revistas como na "Ensaio", tem dois capítulos de livros publicados: "O aprender e o não aprender" de (2008) e "Licenciatura em debate:Ciência, ensino eaprendizagem" (2009). Em 2011 foi uma das organizadoras dos "Anais do VII Encontro de Filosofia e História da Biologia". Sua linha de pesquisa é a de formação de professores. Atualmente é líder de pesquisa de um grupo que trabalha com a elaboração coletiva de atividades de ensino na área de atividades de ensino na áreas de ciências naturais, que é uma parceria entre a Universidade de a Escola Básica.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Pechliye, M. M. (2013). Possibilidades de avaliação formativa a partir de relatórios de estágio: experiência em metodologia do ensino de Biologia. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 297–322. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.36