RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM UMA ESCOLA NO DISTRITO DE SOPA, DIAMANTINA–MG

Autores

  • Andressa Carvalho da Silva UFVJM
  • Paula Cristina Silva de Oliveira UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.358

Resumo

Resumo

Este artigo traz à tona uma reflexão acerca da ressignificação da identidade negra em uma escola no distrito de Sopa, Diamantina-MG. Constituem-se como objetivos, verificar se a lei 10.639/03, que trata do ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira é efetivada nesta escola e proporcionar uma reflexão/valorização da beleza negra. Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Stuart Hall são citados para fundamentação do trabalho. Optando-se pela pesquisa-ação como metodologia, três etapas constituíram a intervenção. A primeira etapa consistiu em sondar dificuldades na assunção da negritude nos estudantes. A segunda, à luz da literatura, trouxe a importância do reconhecimento étnico-racial. Na terceira etapa, utilizou-se a animação “Kiriku e a Feiticeira”. Ao término, autorretratos foram produzidos pelos estudantes materializando as discussões. A pesquisa denuncia a necessidade de maior atenção à temática étnico-racial nos cursos de formação de professores, para os quais essas discussões não são apenas um desafio, mas um dever.

Palavras-chave: Reconhecimento étnico-racial, identidade negra, lei 10.639/03

 

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Biografia do Autor

Andressa Carvalho da Silva, UFVJM

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

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Publicado

2015-05-30

Como Citar

Silva, A. C. da, & Silva de Oliveira, P. C. (2015). RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM UMA ESCOLA NO DISTRITO DE SOPA, DIAMANTINA–MG. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 258–279. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.358