O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Ana Paula Pacheco Moraes Maturana Universidade Federal de São Carlos e Faculdades Integradas de Jaú
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.356

Resumo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar e apresentar o que a literatura científica internacional recente traz sobre a escolha do tipo de escolarização para alunos com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Web of Science selecioando pesquisas dos últimos 10 anos com os descritores: special education e inclusion. Ao todo foram encontrados 70 produções. A leitura permitiu a identificação de dez produções relevantes para o tema, que foram apresentadas de acordo com seu respectivo país. De modo geral, os artigos abordaram a importância da participação dos pais na escolha do tipo de escolarização, o quanto a gravidade da deficiência influencia a percepção do tipo de escola adequada e a necessidade de medidas que façam com que os professores sintam-se atuantes e responsáveis pelo processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual.

Palavras-chave: inclusão; deficiência intelectual; educação especial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Universidade Federal de São Carlos e Faculdades Integradas de Jaú

Docente nos cursos de Psicologia e Pedagogia das Faculdades Integradas de Jaú. Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar; mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela  UNESP-Bauru e Psicóloga pela UNESP - Bauru.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP em 1995, mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)e líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP).

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Maturana, A. P. P. M., & Mendes, E. G. (2015). O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 168–193. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.356

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural