O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL

Autores

  • Christina Gontijo Fornaciari UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.354

Resumo

Resumo

O presente artigo analisa o ensino de teatro em um contexto de interculturalidade - mais especificamente, no âmbito da educação com estudantes indígenas. O objetivo é problematizar o desafio de valorizar os saberes dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, trabalhar com conhecimentos utilizados no ensino tradicional de teatro. Como metodologia será apresentado um estudo de caso, oriundo da experiência da autora junto a estudantes de quatro etnias indígenas, aliado ao pensamento de teóricos dos campos da educação, da arte-educação e do teatro. O resultado que se pretendeu alcançar configura-se não como resposta, mas antes, na formulação de questões que possam guiar futuras reflexões acerca do tema.

Palavras-chave: interculturalidade; ensino de teatro; educação indígena

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Christina Gontijo Fornaciari, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

    Atualmente vinculada à Faculdade de Educação da UFMG, onde leciona as disciplinas de arte-educação no curso de Pedagogia e nas licenciaturas em LAL - Literatura, Artes e Linguagem - do FIEI (Formação Intercultural para Educadores Indígenas) e do LeCampo (Licenciatura em Educação do Campo). Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, Mestre em Performance pela Queen Mary University of London e em Teorias e Práticas Teatrais pela USP. Organizadora o livro "Corpo em Contexto" (2014), que aborda o fazer artístico junto a minorias étnico-sociais.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Fornaciari, C. G. (2015). O ENSINO DE TEATRO JUNTO A ALUNOS INDÍGENAS: UM DESAFIO INTERCULTURAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 104-121. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.354