PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Janaína Pereira Duarte Bezerra FCT/Unesp
  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho - FCT/UNESP.
  • Rosiane de Fátima Ponce Prof. Dra. Rosiane de Fátima Ponce - FCT/UNESP.
  • Camila Cordeiro Becegato FCT/UNESP
  • Camila Rocha e Silva FCT/UNESP
  • Caroline Galan de Souza Pereira FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.325

Resumo

Resumo

O presente artigo tem origem nos trabalhos de intervenção com atividades ludo-pedagógica que realizamos com os membros do GEIPEEthc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), junto às crianças de uma escola municipal de educação infantil da cidade de Presidente Prudente/SP. O objetivo é tecer algumas reflexões acerca da prática docente na educação infantil, considerando a periodização do desenvolvimento das crianças a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico – Cultural e, além disso, evidenciar que os professores atuantes na Educação Infantil, devem considerar a periodização do desenvolvimento das crianças na definição dos objetivos, planejamento e execução do trabalho pedagógico na escola. Enfatizamos a periodização do desenvolvimento na infância e suas principais características e peculiaridades, pois defendemos que ações de desenvolvimento histórico-culturais, engendradas pelos professores, possibilitarão as condições adequadas para a aprendizagem e o desenvolvimento qualitativo das crianças na educação infantil.

Palavras chaves: Teoria histórico-cultural, Periodização do desenvolvimento, Prática docente.

 

 

 

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Biografia do Autor

Janaína Pereira Duarte Bezerra, FCT/Unesp

Mestranda do PPGE da FCT/ UNESP ( Programa de Pós Graduação em Educação). Departamento de Educação Física da FCT/Unesp campus de Presidente Prudente/SP

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Publicado

2015-05-30

Como Citar

Bezerra, J. P. D., Viotto Filho, I. A. T., Ponce, R. de F., Becegato, C. C., e Silva, C. R., & Pereira, C. G. de S. (2015). PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 237–257. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.325