INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO DO PROUNI E SUAS CONTRADIÇÕES

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva UFMT
  • Manira Ramos da Silva UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.314

Resumo

Resumo

O texto debate a inclusão social e suas contradições no âmbito do PROUNI. Para tanto, identifica-se como se expressa a inclusão social em documentos, discursos oficiais e depoimentos de bolsistas vinculados ao Programa em uma universidade privada. As evidências são de que os processos de inclusão são convenientes ao sistema social e que há uma antinomia entre essa categoria e a de igualdade. Os depoimentos revelam mudanças na vida material dos estudantes, no seu modo de ver o mundo e em sua existência. Conclui-se que incluir prende-se às limitações da ordem social estabelecida, podendo, contraditoriamente, suscitar elementos que a desafiam.

Palavras-chave: Política educacional; PROUNI; inclusão social

 

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Biografia do Autor

Maria das Graças Martins da Silva, UFMT

Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduaão em Educaçã da UFMT. Doutora em Educação pela UFRGS. Líder do grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais.

Manira Ramos da Silva, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

Docente do curso de Nutrição da Universidade de Cuiabá. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Martins da Silva, M. das G., & da Silva, M. R. (2015). INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO DO PROUNI E SUAS CONTRADIÇÕES. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 76–103. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.314

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural