ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

Autores

  • José António Fernandes Universidade do Minho
  • Maria Palmira Alves Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.298

Resumo

 

Resumo

Neste estudo analisam-se as alterações ocorridas no recentemente aprovado Programa de Matemática para o Ensino Básico português (2013), com foco no tema Organização e Tratamento de Dados, relativamente ao programa anterior (2007), tendo por referência as recomendações atuais para o ensino da estatística. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dois programas escolares, primeiro em um nível estrutural e, seguidamente, focada no tema Organização e Tratamento de Dados. Em termos de resultados obtidos, diferentemente do programa anterior, no programa de 2013 omitem-se indicações metodológicas e recursos, que se traduzem na não referência aos projetos investigativos, ao trabalho de grupo e às calculadoras e computadores, revelando um retrocesso relativamente às recomendações atuais para a abordagem desta temática.

Palavras-chave: Programas de matemática; ensino básico; organização e tratamento de dados

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Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

José António Fernandes é Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. É Professor Associado no Instituto de Educação. A principal área de investigação é a formação de Professores e a Supervisão do Ensino da Matemática. É respçonsável por diversas unidades curriculares na licenciatura e nos Mestrados. É autor de diversas publicações em livros e revistas nacionais e internacionais. É investigador no Centro de Investigação em Educação (CiEd).

Maria Palmira Alves, Universidade do Minho

Maria Palmira Carlos Alves é doutorada em Educação, pela Universidade do Minho e pela Universidade Pièrre Mendès France de Grenoble (França). É Professora Auxiliar na Universidade do Minho - Instituto de Educação. É Docente responsável por diversas unidades curriculares na Licenciatura em Educação e nos Mestrados em Desenvolvimento Curricular e Avaliação. É Investigadora no Centro de Investigação em Educação, na Universidade do Minho, onde coordena diversos projetos de investigação. Orientou e orienta teses de doutoramento e dissertações de Mestrado.

 

A sua principal área Científica de Investigação:

Educação – Desenvolvimento Curricular, Formação e Avaliação de Professores

Outras áreas Científicas de investigação:

Avaliação de Escola

Avaliação de currículo

Avaliação de programas

Avaliação das aprendizagens

Desenvolvimento Profissional de Professores

 

Foi Presidente da Comissão Científica e da Comissão Organizadora de diversos Congressos Internacionais e nacionais.

É Autora, organizadora e co-organizadora de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, de livros de atas e de livros.

 

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Fernandes, J. A., & Alves, M. P. (2015). ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 280–305. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.298