CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO E NA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.270Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar o estudo, a partir de narrativas de professores, de investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Mantoan, Carvalho, Gauthier, Tardif e Marques. No intuito de sinalizar os achados dessa pesquisa, o trabalho apresenta as possibilidades e os caminhos encontrados sob a forma de quatro sínteses temáticas, que ensaiam uma resposta para a questão central: a concepção das professoras pesquisadas; a formação e a experiência como espaço significativo para a construção dos saberes necessários; a vivência/experiência como possível caminho para a Educação Inclusiva; a quarta e última síntese nos remete a uma nova perspectiva dessa investigação, a escola como espaço de formação e transformação.