OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Neura Maria Maria Weber Maron Universidade Federal do Paraná
  • Domingos Leite Lima Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.266

Resumo

Neste artigo, analisamos o documento “Proposta de Curso de Especialização do PROEJA” da SETEC/MEC (BRASIL, 2006b), em especial no que se refere à organização de seu conteúdo programático. Fazemos uma análise comparativa entre as orientações contidas neste documento e os projetos pedagógicos dos Cursos de Especialização do PROEJA desenvolvidos nos três estados do sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental sobre uma modalidade específica de formação docente que integra o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Concluímos que apesar da formação de professores para a Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos ter recebido significativos investimentos do governo federal, não recebeu o equivalente acompanhamento da SETEC/MEC em seu desenvolvimento, revelando certa fragilidade das universidades na organização e oferta dessa formação continuada aos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neura Maria Maria Weber Maron, Universidade Federal do Paraná

Neura Maria Weber Maron é doutora em Tecnologia, na área de concentração de Tecnologia e Sociedade, na linha de pesquisa Trabalho e Tecnologia, com ênfase na formação docente para a Educação Profissional de Jovens e Adultos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Fez um período de doutorado sanduíche na Facultad de Educación da Universidad Complutense de Madrid, sendo acolhida pelo professor Doutor Mariano Fernández Enguita. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004). Possui Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2007) e Especialização em Pedagogia Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2000), e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1987). É Pedagoga da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e compõem a Assessoria Técnica Pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Curitiba. É Professora Substituta da Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do Setor de Educação. É Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia - GETET, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em articulação do processo pedagógico escolar, gestão educacional e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho, Pedagogia e Escolarização na Empresa, Políticas e Processos de Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e PROEJA.

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Domingos Leite Lima Filho concluiu Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Salamanca (2009). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, área de concentração tecnologia e sociedade (mestrado e doutorado), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi professor pesquisador visitante do Departamento de Sociología da Universidad de Salamanca, nos períodos 2008/2009 e 2000/2001. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET/UTFPR). É pesquisador do Grupo THESE Projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF). Participa do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Rede de Estudos do Trabalho (RET). Tem como interesses principais de pesquisa as seguintes temáticas: Políticas para a educação profissional técnica e tecnológica, nos níveis médio e superior; Educação de jovens e adultos integrada à formação profissional; Estudos e pesquisas no campo da relação trabalho, educação e tecnologia; Transformações do mundo do trabalho e a produção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pelos trabalhadores. Foi Coordenador Geral do Projeto de Pesquisa "Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná", financiado pelo MEC-CAPES/SETEC, período 2007-2011. Autor e co-autor de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, destacando-se: Produção do conhecimento no PROEJA: cinco anos de pesquisa (Ed. UTFPR, 2012), Trabalho e Formação Humana: o papel dos intelectuais e da educação (Ed. UTFPR, 2011);Tecnologia e Trabalho: desafios na construção da interdisciplinaridade (SINDUTFPR, 2011); Trabalho, Educação e Tecnologia: alguns de seus enlaces (Ed. UTFPR, 2010); Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades (Artmed, 2009).

Downloads

Publicado

2014-11-30

Como Citar

Weber Maron, N. M. M., & Lima Filho, D. L. (2014). OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA DO SUL DO BRASIL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(2), 154–178. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.266

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural