OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Neura Maria Maria Weber Maron Universidade Federal do Paraná
  • Domingos Leite Lima Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.266

Resumo

Neste artigo, analisamos o documento “Proposta de Curso de Especialização do PROEJA” da SETEC/MEC (BRASIL, 2006b), em especial no que se refere à organização de seu conteúdo programático. Fazemos uma análise comparativa entre as orientações contidas neste documento e os projetos pedagógicos dos Cursos de Especialização do PROEJA desenvolvidos nos três estados do sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental sobre uma modalidade específica de formação docente que integra o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Concluímos que apesar da formação de professores para a Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos ter recebido significativos investimentos do governo federal, não recebeu o equivalente acompanhamento da SETEC/MEC em seu desenvolvimento, revelando certa fragilidade das universidades na organização e oferta dessa formação continuada aos professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Neura Maria Maria Weber Maron, Universidade Federal do Paraná
    Neura Maria Weber Maron é doutora em Tecnologia, na área de concentração de Tecnologia e Sociedade, na linha de pesquisa Trabalho e Tecnologia, com ênfase na formação docente para a Educação Profissional de Jovens e Adultos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Fez um período de doutorado sanduíche na Facultad de Educación da Universidad Complutense de Madrid, sendo acolhida pelo professor Doutor Mariano Fernández Enguita. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004). Possui Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2007) e Especialização em Pedagogia Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2000), e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1987). É Pedagoga da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e compõem a Assessoria Técnica Pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Curitiba. É Professora Substituta da Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do Setor de Educação. É Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia - GETET, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em articulação do processo pedagógico escolar, gestão educacional e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho, Pedagogia e Escolarização na Empresa, Políticas e Processos de Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e PROEJA.
  • Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Domingos Leite Lima Filho concluiu Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Salamanca (2009). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, área de concentração tecnologia e sociedade (mestrado e doutorado), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi professor pesquisador visitante do Departamento de Sociología da Universidad de Salamanca, nos períodos 2008/2009 e 2000/2001. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET/UTFPR). É pesquisador do Grupo THESE Projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF). Participa do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Rede de Estudos do Trabalho (RET). Tem como interesses principais de pesquisa as seguintes temáticas: Políticas para a educação profissional técnica e tecnológica, nos níveis médio e superior; Educação de jovens e adultos integrada à formação profissional; Estudos e pesquisas no campo da relação trabalho, educação e tecnologia; Transformações do mundo do trabalho e a produção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pelos trabalhadores. Foi Coordenador Geral do Projeto de Pesquisa "Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná", financiado pelo MEC-CAPES/SETEC, período 2007-2011. Autor e co-autor de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, destacando-se: Produção do conhecimento no PROEJA: cinco anos de pesquisa (Ed. UTFPR, 2012), Trabalho e Formação Humana: o papel dos intelectuais e da educação (Ed. UTFPR, 2011);Tecnologia e Trabalho: desafios na construção da interdisciplinaridade (SINDUTFPR, 2011); Trabalho, Educação e Tecnologia: alguns de seus enlaces (Ed. UTFPR, 2010); Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades (Artmed, 2009).

Downloads

Publicado

2014-11-30

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Weber Maron, N. M. M., & Lima Filho, D. L. (2014). OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA DO SUL DO BRASIL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(2), 154-178. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.266