O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente

Autores

  • Francisco José de Lima IFCE Campus Cedro
  • Isaías Batista de Lima UECE

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.22

Resumo

O artigo em tela propõe discutir o Estágio Supervisionado como espaço para a elaboração e desenvolvimento de uma epistemologia da prática para exercício da docência em matemática. Por meio de pesquisa qualitativa apresentam-se experiências vividas no componente curricular do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, as quais ocorreram no semestre 2009.2 com licenciandos em matemática. Todo o material para a análise foi coletado em debates em sala de aula, registros escritos e nos relatórios finais da disciplina. Os significados atribuídos ao estágio revelam a importância da mediação realizada no decorrer das atividades desenvolvidas pelo professor orientador e pelas teorias elencadas na matriz curricular do curso, bem como da colaboração dos professores das escolas, para que a experiência de estágio seja significativa e prepare o futuro professor para encarar com sabedoria os primeiros anos no exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, IFCE Campus Cedro

Licenciado em Pedagogia e em Matemática, Especialista em Metodologia e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e em Gestão Escolar, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Cedro, Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação.

Isaías Batista de Lima, UECE

Licenciado e bacharel em Filosofia, Especialista em Filosofia Política, Mestre e Doutor em Educação pela UFC, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor colaborador do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC/ENCIMA, Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Lima, F. J. de, & de Lima, I. B. (2013). O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 303–324. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural