O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente

Autores

  • Francisco José de Lima IFCE Campus Cedro
  • Isaías Batista de Lima UECE

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.22

Resumo

O artigo em tela propõe discutir o Estágio Supervisionado como espaço para a elaboração e desenvolvimento de uma epistemologia da prática para exercício da docência em matemática. Por meio de pesquisa qualitativa apresentam-se experiências vividas no componente curricular do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, as quais ocorreram no semestre 2009.2 com licenciandos em matemática. Todo o material para a análise foi coletado em debates em sala de aula, registros escritos e nos relatórios finais da disciplina. Os significados atribuídos ao estágio revelam a importância da mediação realizada no decorrer das atividades desenvolvidas pelo professor orientador e pelas teorias elencadas na matriz curricular do curso, bem como da colaboração dos professores das escolas, para que a experiência de estágio seja significativa e prepare o futuro professor para encarar com sabedoria os primeiros anos no exercício da docência.

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Biografia do Autor

Francisco José de Lima, IFCE Campus Cedro

Licenciado em Pedagogia e em Matemática, Especialista em Metodologia e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e em Gestão Escolar, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Cedro, Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação.

Isaías Batista de Lima, UECE

Licenciado e bacharel em Filosofia, Especialista em Filosofia Política, Mestre e Doutor em Educação pela UFC, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor colaborador do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC/ENCIMA, Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação.

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Publicado

2013-05-03

Como Citar

Lima, F. J. de, & de Lima, I. B. (2013). O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 303–324. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.22