EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO

Autores

  • Adriana Varani UNICAMP
  • Ana Paula Souza Brito Rede Municipal de Sorocaba e UNICAMP
  • Frediana Vezzaro Medeiros UFSCar
  • Adriana Aparecida Alves da Silva UNISO

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.210

Resumo

O presente artigo relata uma experiência na formação inicial de professores que se pretendeu integradora entre diferentes áreas e disciplinas, mediadas pela discussão do campo da avaliação educacional. Para tanto foi construído e implementado um projeto de pesquisa com os estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal no ano de 2012 cuja pretensão foi investigar os usos, abusos e discursos dos processos avaliativos vividos no campo escolar por diferentes sujeitos. O artigo tem como objetivo refletir sobre os significados atribuídos ao conceito de avaliação pelos estudantes, através de suas produções resultantes da experiência. Dos significados produzidos, ressaltamos: as contradições vividas pelos sujeitos no que se refere ao campo da avaliação escolar; os processos de responsabilização dos sujeitos pelo desempenho obtido. Tal experiência também nos proporcionou o repensar de nossa prática avaliativa na formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Varani, UNICAMP

Professora do Departamento de Ensino e Práticas Curriculares da Faculde de Educação da Unicamp. Membro do LOED (Laboratório de Observação e Estudos Descritivos) da FE/UNICAMP e do Grupos de Estudos sobre Cotidiano e Trabalho Pedagoógico. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar - Campus Sorocaba

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Varani, A., Brito, A. P. S., Medeiros, F. V., & Silva, A. A. A. da. (2014). EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA AVALIAÇÃO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 253–269. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.210