QUATRO TESES PARA UMA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NAS CRECHES DA REGIÃO DE EMILIA-ROMAGNA

Autores

  • Sandra Benedetti Secretaria da Infância junto à Assessoria das Políticas Sociais da Região de Emilia Romagna - Itália

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.204

Resumo

Resumo: O texto apresenta a experiência que a Região de Emilia-Romagna, na Italia, está promovendo atualmente sobre a questão da avaliação educacional em creches e escolas da infância, a partir de uma abordagem sistêmica, ou seja, orientada a co-construção horizontalmente de processos e procedimentos destinados a avaliar a qualidade de cada creche e escola da primeira infância individualmente. De forma inédita no Brasil, o texto traz a tradução das quatro teses para uma avaliação da qualidade que representam as primeiras evidências do trabalho produzido sobre o processo de hetero-avaliação neste contexto.

 

Palavras-chave: avaliação; qualidade; educação da infância italiana


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Benedetti, Secretaria da Infância junto à Assessoria das Políticas Sociais da Região de Emilia Romagna - Itália

Artigo internacional:  QUATRO TESES PARA UMA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NAS CRECHES DA REGIÃO DE EMILIA-ROMAGNA

 

Autora: Sandra Benedetti

Resumo da Biografia: Graduada em Pedagogia, é responsável pelo Departamento da infância junto à Secretaria das Políticas Sociais da Região de Emilia-Romagna, trabalha na coordenação da área 0-6 que compreende a programação das intervenções técnicas e financeiras voltadas às creches e escolas (convencionais e experimentais) para a primeira infância, tanto públicas quanto privadas, ao apoio aos coordenadores pedagógicos das províncias; trabalha também com a formação dos funcionários das creches e escolas da primeira infância 0-6 e dos coordenadores pedagógicos que operam nos mesmos lugares, e com a elaboração de projetos e intervenções voltadas na qualificação de todo o sistema integrado 0-6. Participa dos encontros para seminários e dos eventos organizados nos territórios para reforçar o empenho da Região na matéria de educação 0-6. Colabora com as universidades da região de Emilia-Romagna para a pré-disposição de programas e intervenções voltadas à formação dos alunos de graduação inscritos nos cursos da área de educação.

 

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Benedetti, S. (2014). QUATRO TESES PARA UMA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NAS CRECHES DA REGIÃO DE EMILIA-ROMAGNA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 27–54. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.204

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural