ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO

Autores

  • Lúcia Schneider Hardt Universidade Federal de Santa catarina
  • Marlene de Souza Dozol Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.193

Resumo

O artigo discute o conceito de avaliação considerando  as perspectivas da aprendizagem que por vezes são intensas, parecem engendrar uma inteireza em termos formativos. Em outras vezes nos deparamos com a fadiga das fragilidades e de processos não efetivados. Como educadores não sabemos mesmo se a metade e o inteiro são um bom binômio para discutir a docência e a avaliação. De toda forma isso se deve à impossibilidade do controle aos moldes do absoluto, ao fator “surpresa” que todo e qualquer processo formativo ou educativo encerra. Assim a prática da  avaliação da sala de aula se tece pelos fios de uma tensão entre um “pólo externo” representado pela cultura , encarnada na figura do professor, e um “pólo interno”, representado pelas estratégias individuais (cognitivas e afetivas) de aprendizagem, além das impressões subjetivas que emanam tanto de um pólo como do outro.

Palavras-chave: avaliação, docência, educação

 

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Biografia do Autor

  • Lúcia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa catarina

    Lúcia Schneider Hardt - Professora Adjunta IV no Departamento de Estudos Especializados em Educação no Centro de Ciências da Educação (UFSC). Atua na área de Teorias e Filosofia  da Educação. Doutora e Mestre em Educação (UFRGS). Graduação em História pela Unisinos. O projeto de pesquisa em desenvolvimento na universidade versa sobre o tema: A genealogia de Nietzsche como método de pesquisa: a arte de ler nuances.

  • Marlene de Souza Dozol, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Doutorado em Educação, pela Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pela Universidade de São Paulo (2001). É Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Na Graduação em Pedagogia é responsável pela disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação e na Pós-Graduação em Educação pelas disciplinas de Teorias da Educação e Seminários de Pesquisa e Especiais oferecidos pela Linha de Pesquisa Filosofia da Educação. Faz parte do Núcleo de Pesquisa GRAFIA - Grupo de Estudos em Filosofia da Educação e Arte. Dedica-se aos temas da formação humana, das relações entre filosofia , literatura e educação, das relações entre natureza e cultura, das relações entre educação e imagens plásticas, da perspectiva filosófico-educacional de Jean-Jacques Rousseau. Entre as principais publicações, destacam-se os livros "Da figura do mestre", uma co-edição das editoras da USP e Autores Associados e "Rousseau - Educação: a máscara e o rosto", pela Editora Vozes, além de artigos em periódicos de circulação internacional e nacional. Pertence ao GT de Filosofia da Educação da ANPED. É vinculada ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (UNICAMP). Atualmente pertence à Linha de Pesquisa Filosofia da Educação, ligada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na instituição de origem.

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Publicado

2014-05-31

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Hardt, L. S., & Dozol, M. de S. (2014). ENTRE METADES E INTEIROS: A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 109-123. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.193