ESCOLA COMO ESPAÇO DE DESCOBERTAS: CRIANÇAS PEQUENAS E SUAS RELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.19115Palavras-chave:
Educação Infantil, Relações sociais, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo considera resultados de uma pesquisa de mestrado sobre a importância das relações das crianças pequenas, em escolas de educação infantil, tendo como prática o planejamento e organização dos diversos tempos e espaços, com e para as crianças de diferentes idades. O objetivo é promover uma reflexão sobre como essas relações podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças pequenas na escola, desenvolver habilidades sociais, construir amizades e aprender a conviver com as diferenças. Destaca a necessidade de práticas pedagógicas que considerem a diversidade e as necessidades individuais, essenciais, como resultados de uma pesquisa, no qual a observação participante foi adotada como método, visando estabelecer um contato direto com o ambiente e tomar parte nas interações e atividades dos indivíduos estudados, vivenciando diretamente as sutilezas e complexidades do contexto, em momentos ricos e únicos, na educação infantil, em uma escola pública de São Paulo. Quanto aos resultados, identificou-se que ao valorizar e incorporar vivências na prática pedagógica, reconhecemos a criança como sujeito ativo e protagonista de sua própria aprendizagem, bem como o desafio de desenvolver ambientes e momentos que sejam mais acolhedores, significativos, atentos e inclusivos, com autoria, participação e autonomia coletiva de todos os envolvidos: crianças, professores(as) e gestores. Além disso, notamos que há uma carência de valorização e atenção às interações entre as crianças, e frequentemente elas não conseguem comunicar suas ideias, opiniões, desejos e necessidades devido às limitações de tempo, falta de incentivo por parte dos adultos ou presença de estruturas rígidas no ambiente escolar.
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