AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS DESDOBRAMENTOS: OLHARES SOBRE O CONTEXTO EDUCATIVO

Autores

  • Oliria Mendes Gimenes Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2007), Mestre em Educação pela UFU (2012) com ênfase em formação de professores e teoria histórico-cultural e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é funcionária pública da rede municipal, e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa de Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI/FACED/UFU.
  • Anderson Oramisio Santos Graduado em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Inspeção Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia
  • Sangelita Miranda Franco Mariano Graduada em Pedagogia e Especialista em Docência no Ensino Superior. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.188

Resumo

Esse artigo objetiva refletir sobre as políticas públicas educacionais e os desdobramentos produzidos pelas avaliações externas, na educação básica, quais sejam: Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e Sistema Mineiro de Avaliação – SIMAVE, bem como as implicações destas no interior das instituições escolares. Parece-nos importante ressaltar que tais sistemas estão alinhados às transformações e reformas educacionais ocorridas no Brasil a partir dos anos de 1990, cujo embate entre regulação e descentralização consolida estratégias de monitoramento das ações educativas, tendo em vista verificar e acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos. Ressaltamos que entre os princípios de tais políticas está a defesa das avaliações externas como aliadas da melhoria da qualidade da educação pública. Contudo, estudos recentes revelam que os instrumentos avaliativos em curso têm conseguido promover o desenvolvimento processual e integral do aluno.

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Publicado

2014-05-31

Como Citar

Gimenes, O. M., Santos, A. O., & Mariano, S. M. F. (2014). AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS DESDOBRAMENTOS: OLHARES SOBRE O CONTEXTO EDUCATIVO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 143–167. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.188

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural