APORTES TEÓRICOS SOBRE CURRÍCULOS (RE)SIGNIFICADOS POR PROFESSORES DE MÚSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.18701

Palavras-chave:

Desenvolvimento Curricular, Estudos Curriculares, Educação Musical.

Resumo

Referimo-nos ao recorte de uma tese de doutorado sobre “Educação Musical escolar” para descrever e analisar um aporte teórico sobre currículos (re)significados por professores de Música. Discutimos um referencial bibliográfico de estudos curriculares que consideram a figura docente - suas histórias, narrativas e acontecimentos - nas (re)significações curriculares transparecidas por planejamentos pedagógicos, tomadas de decisão frente à cultura escolar e pela a adoção de valores e crenças sobre o conhecimento e suas respectivas abordagens de ensino. Dessa forma, apresentamos concepções curriculares que rompem barreiras sobre teorizações do conhecimento, destacando saberes por meio do fluxo contínuo das (re)significações e vivências dos atores da escola ao ressaltar o papel de professores(as) na adoção de contextos educativos favoráveis a seus grupos, promovendo independências e inventividades na mediação entre os conhecimentos valorados pela sociedade e o empirismo do cotidiano escolar.

 

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Biografia do Autor

  • Cassiano Lima da Silveira Santos, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

    Doutor e licenciado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação: Docência para a
    Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

     
  • Adriana do Nascimento Araújo Mendes, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

    Possui graduação em Bacharelado em Música pela UFRJ (1987), mestrado em Master of Music pela Syracuse University/ E.U.A.
    (1991) e doutorado em Música pela Unicamp (2010). É professora do curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-graduação em Música da Unicamp desde 2010.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Santos, C. L. da S., & Mendes, A. do N. A. (2024). APORTES TEÓRICOS SOBRE CURRÍCULOS (RE)SIGNIFICADOS POR PROFESSORES DE MÚSICA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.18701