APORTES TEÓRICOS SOBRE CURRÍCULOS (RE)SIGNIFICADOS POR PROFESSORES DE MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.18701Palavras-chave:
Desenvolvimento Curricular, Estudos Curriculares, Educação Musical.Resumo
Referimo-nos ao recorte de uma tese de doutorado sobre “Educação Musical escolar” para descrever e analisar um aporte teórico sobre currículos (re)significados por professores de Música. Discutimos um referencial bibliográfico de estudos curriculares que consideram a figura docente - suas histórias, narrativas e acontecimentos - nas (re)significações curriculares transparecidas por planejamentos pedagógicos, tomadas de decisão frente à cultura escolar e pela a adoção de valores e crenças sobre o conhecimento e suas respectivas abordagens de ensino. Dessa forma, apresentamos concepções curriculares que rompem barreiras sobre teorizações do conhecimento, destacando saberes por meio do fluxo contínuo das (re)significações e vivências dos atores da escola ao ressaltar o papel de professores(as) na adoção de contextos educativos favoráveis a seus grupos, promovendo independências e inventividades na mediação entre os conhecimentos valorados pela sociedade e o empirismo do cotidiano escolar.
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