REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DE CANOAS/RS

Autores

  • Evaldo Luis Pauly Centro Universitário La Salle UNILASALLE Canoas/RS
  • Cardoso Leffa Romi Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle/RS.
  • Dirléia Fanfa Sarmento Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle/Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.175

Resumo

Discute-se uma experiência de formação continuada de professores no contexto do projeto de pesquisa “Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores na Rede Municipal de Ensino de Canoas: a pesquisa-ação colaborativa como elemento de qualificação das práticas educativas” do Observatório da Educação CAPES/INEP do Centro Universitário La Salle, em parceria com a Prefeitura de Canoas/RS. Tal discussão admite, ao menos, duas contradições políticas. A primeira decorre de partidos, candidatos e eleitores concordarem sobre a necessidade da formação continuada dos docentes, contudo, essa unanimidade não redunda em projetos sistemáticos e permanentes desta formação. A segunda deriva de outro consenso político: o alto valor cívico atribuído à educação inversamente proporcional ao valor das rubricas orçamentárias. Essas contradições justificam a suspeita de que política e pedagogia só se encontram no texto dos projetos político-pedagógicos das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle UNILASALLE Canoas/RS

Mestre em Teologia pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia (1993) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Coordenador do Programa de Pós graduação em Educação e professor assistente do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, principalmente nos seguintes campos temáticos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Cardoso Leffa Romi, Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle/RS.

Pedagoga e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle. Foi Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Canoas/RS de 2012 a 2013. Secretária Municipal de Educação de Gravataí/RS de 2002 a 2006.

Dirléia Fanfa Sarmento, Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle/Canoas/RS

Doutora em Educação pela UFRGS (2006), Pós-Doutora em Ciências da Educação (2011) pela Universidade do Algarve (Portugal). Pesquisadora FAPERGS. Coordena o Programa de Formação Continuada Escola em Movimento (em parceria com a Secretaria de Educação de Canoas/RS) e o Programa Cidadania, Participação e Responsabilidade Social, da Escola de Governo do Estado do RS.

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Pauly, E. L., Romi, C. L., & Sarmento, D. F. (2014). REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DE CANOAS/RS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 270–301. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.175