O aluno com pouco domínio na língua da escolarização: convergência ou concorrência da socialização linguageira e da socialização escolar?

Autores

  • Violaîne Bigot Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.170

Resumo

Este relato etnográfico descreve a participação de S., criança de sete anos de idade e falante não-nativa de língua francesa, nas interações cotidianas em sala de aula. Os dados foram coletados ao longo de cinco meses em classe regular, à qual S. foi integrado, bem como no curso de francês língua estrangeira, por ele frequentado, algumas horas por semana, com outros alunos não-nativos. O estudo busca mostrar como o desenvolvimento de sua competência comunicativa (ou, mais amplamente, sua socialização em L2) compete com e/ou ajuda, e/ou é ajudado pelo desenvolvimento de outros aprendizagens e por sua socialização escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Bigot, V. (2013). O aluno com pouco domínio na língua da escolarização: convergência ou concorrência da socialização linguageira e da socialização escolar?. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 100–119. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.170

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural