ASPECTOS RELEVANTES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSIDERAÇÕES DOS GESTORES EDUCACIONAIS DA CIDADE DE GOIÂNIA

Autores

  • Jane Darley Alves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Agustina Rosa Echeverría UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.169

Resumo

O presente trabalho é o resultado de uma investigação cujo objetivo foi discutir e compreender o papel que o gestor educacional da educação básica poderá assumir no âmbito das políticas de formação do professor. Enfocamos cinco aspectos que atuam na qualidade do ensino: a formação inicial e continuada, o salário e o plano de carreira, a política de formação docente e a importância das condições físicas das escolas. A pesquisa envolveu seis gestores de várias regiões da cidade de Goiânia. Os instrumentos metodológicos foram análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que o perfil do gestor proposto por essas políticas e incorporados por ele na sua prática e no seu discurso é o de um líder com competências gerenciais/administrativas, mas não sem resistências e contestações, mesmo sendo ações isoladas, pois na escola prevalece a cultura do individualismo e do isolamento.

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Biografia do Autor

Jane Darley Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática e Doutoranda em Química pela UFG.

Agustina Rosa Echeverría, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Instituto de Química - UFG

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UFG

Doutorado em Ciências Ambientais - UFG

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Publicado

2014-05-31

Como Citar

dos Santos, J. D. A., & Echeverría, A. R. (2014). ASPECTOS RELEVANTES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSIDERAÇÕES DOS GESTORES EDUCACIONAIS DA CIDADE DE GOIÂNIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 320–344. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.169