A EDUCAÇÃO EM DISPUTA: gênero, cruzadas e formas de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16610

Palavras-chave:

Gênero, estudos de gênero, ideologia de gênero

Resumo

Apresentação de Seção temática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Douglas Paulino Barreiros, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

    Doutor em Ciências com ênfase em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-doutorado em Educação pela UNIFESP. Professor Coordenador Pedagógico de Educação Básica II na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

  • Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Líder do Grupo de pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade - UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil.

  • Emanuela Abbatecola, Universidade de Gênova, UniGE - Itália

    Professora Associada no Dipartimento di Scienze della Formazione - Disfor, Universidade de Gênova, UniGE - Itália. Doutora em Sociologia. Editora-chefe da Revista AG - About Gender - International Journal on Gender Studies.

Referências

ABBATECOLA, Emanuela; STAGI, Luisa. 2012-2022. A decade debating AboutGender. Vol. 11 No. 21 , 2022.

ABBATECOLA, Emanuela. The spectre of “gender” Roots, traits and outcomes of a transnational crusade. labrys, études féministes. juillet 2017.

BERNINI, Lorenzo. La teoria del gender, i “negazionisti” e la fine della differenza sessuale. AG - About Gender Vol. 5 No. 10: Gender and Religions: Freedom, Identity and Limits, 2016.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 13 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CARREIRA, Denise. André de Mendonça, A., Pereira de Moura, F. Discursos Conservadores e Direitos Humanos: Entrevista com Denise Carreira. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, completar volume, 2024.

CORRÊA, Sônia.; ALVES, José Eustáquio Diniz. Igualdade e desigualdade de gênero no Brasil: um panorama preliminar, 15 anos depois do Cairo. 15 anos após a Conferência do Cairo. ABEP; UNFPA: Campinas, 2009.

CORRÊA, Sônia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. Cadernos Pagu. Campinas, SP, n. 53, 2018.

DIANIN, Giampaolo. Sinopse do livro Lexicon: termini ambigui e discussi su famiglia, vita e questioni etiche, Disponível em . acesso em 10 abr. 2024, 2005.

GARBAGNOLI, Sara. “L’invenzione dell’“ideologia del genere”, in About Gender 6, 250-263, 2014.

GARBAGNOLI, Sara. Italy as a Lighthouse. Anti-Gender Protests Between the “Antropological Question” and National Identity. In.: KUHAR, Roman, e PATERNOTTE, David. (orgs.), Anti-Gender Campaigns in Europe. Political and Religious against Equality, Rowman & Littlefield, London, 102-115, 2017.

GARBAGNOLI, Sara; PREARO, Massimo. La crociata anti-gender: Dal Vaticano alle manif pour tous. Torino: Kaplan, 2018.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da “ideologia de gênero”. Um projeto reacionário de poder. Brasília: Letras/Livres, 2022.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da “Ideologia de Gênero”: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária anti gênero. Psicologia Política, vol. 18. nº 43. pp. 449-502, 2018.

MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v.32, n. 3, p.725-747, set./dez.,2017.

PATERNOTTE, David e KUHAR, Roman. "Ideologia de gênero" em movimento. Rev. psicol. polít. vol.18, n.43, pp. 503-523, 2018.

POGGIO, Bárbara, SELMI, Giulia. Dalla parte di bambine e bambini: per il diritto ad un'educazione che fa la differenza. Minorigiustizia · December, 2019.

SCHETTINI, Laura. L'ideologia gender è pericolosa. Collana: i Robinson. Letture Serie: Fact Checking, 2023

SATTA, Caterina e BIEMME, Irene. Childhood, Education, and Gender. The construction of gender culture in classroom, after-school and family settings, AG About Gender. International Journal of gender studies. Vol. 6 No. 12, 2017.

VIANNA, Cláudia P. Entrevista. DAL'IGNA, Maria Cláudia e SCHERER, Renata Porcher. Gênero: conceito capaz de apreender a construção social e histórica das relações sociais. Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. l, p. 7-24, Jan./Jun. 2020.

VIÉGAS, Lygia de Sousa e GOLDSTEIN, Thaís Seltzer, Escola sem partido, sem juízo e sem bom senso: judicializando e medicalizando a educação. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Janeiro - Junho de 2017 Vol.14 Ano XIV nº 1.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência

Como Citar

Finco, D., & Abbatecola, E. (2024). A EDUCAÇÃO EM DISPUTA: gênero, cruzadas e formas de resistência (D. P. . Barreiros , Trad.). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16610