A EDUCAÇÃO EM DISPUTA: gênero, cruzadas e formas de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16610

Palavras-chave:

Gênero, estudos de gênero, ideologia de gênero

Resumo

Apresentação de Seção temática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Paulino Barreiros, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

Doutor em Ciências com ênfase em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-doutorado em Educação pela UNIFESP. Professor Coordenador Pedagógico de Educação Básica II na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Líder do Grupo de pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade - UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil.

Emanuela Abbatecola, Universidade de Gênova, UniGE - Itália

Professora Associada no Dipartimento di Scienze della Formazione - Disfor, Universidade de Gênova, UniGE - Itália. Doutora em Sociologia. Editora-chefe da Revista AG - About Gender - International Journal on Gender Studies.

Referências

ABBATECOLA, Emanuela; STAGI, Luisa. 2012-2022. A decade debating AboutGender. Vol. 11 No. 21 , 2022.

ABBATECOLA, Emanuela. The spectre of “gender” Roots, traits and outcomes of a transnational crusade. labrys, études féministes. juillet 2017.

BERNINI, Lorenzo. La teoria del gender, i “negazionisti” e la fine della differenza sessuale. AG - About Gender Vol. 5 No. 10: Gender and Religions: Freedom, Identity and Limits, 2016.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 13 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CARREIRA, Denise. André de Mendonça, A., Pereira de Moura, F. Discursos Conservadores e Direitos Humanos: Entrevista com Denise Carreira. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, completar volume, 2024.

CORRÊA, Sônia.; ALVES, José Eustáquio Diniz. Igualdade e desigualdade de gênero no Brasil: um panorama preliminar, 15 anos depois do Cairo. 15 anos após a Conferência do Cairo. ABEP; UNFPA: Campinas, 2009.

CORRÊA, Sônia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. Cadernos Pagu. Campinas, SP, n. 53, 2018.

DIANIN, Giampaolo. Sinopse do livro Lexicon: termini ambigui e discussi su famiglia, vita e questioni etiche, Disponível em . acesso em 10 abr. 2024, 2005.

GARBAGNOLI, Sara. “L’invenzione dell’“ideologia del genere”, in About Gender 6, 250-263, 2014.

GARBAGNOLI, Sara. Italy as a Lighthouse. Anti-Gender Protests Between the “Antropological Question” and National Identity. In.: KUHAR, Roman, e PATERNOTTE, David. (orgs.), Anti-Gender Campaigns in Europe. Political and Religious against Equality, Rowman & Littlefield, London, 102-115, 2017.

GARBAGNOLI, Sara; PREARO, Massimo. La crociata anti-gender: Dal Vaticano alle manif pour tous. Torino: Kaplan, 2018.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da “ideologia de gênero”. Um projeto reacionário de poder. Brasília: Letras/Livres, 2022.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da “Ideologia de Gênero”: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária anti gênero. Psicologia Política, vol. 18. nº 43. pp. 449-502, 2018.

MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v.32, n. 3, p.725-747, set./dez.,2017.

PATERNOTTE, David e KUHAR, Roman. "Ideologia de gênero" em movimento. Rev. psicol. polít. vol.18, n.43, pp. 503-523, 2018.

POGGIO, Bárbara, SELMI, Giulia. Dalla parte di bambine e bambini: per il diritto ad un'educazione che fa la differenza. Minorigiustizia · December, 2019.

SCHETTINI, Laura. L'ideologia gender è pericolosa. Collana: i Robinson. Letture Serie: Fact Checking, 2023

SATTA, Caterina e BIEMME, Irene. Childhood, Education, and Gender. The construction of gender culture in classroom, after-school and family settings, AG About Gender. International Journal of gender studies. Vol. 6 No. 12, 2017.

VIANNA, Cláudia P. Entrevista. DAL'IGNA, Maria Cláudia e SCHERER, Renata Porcher. Gênero: conceito capaz de apreender a construção social e histórica das relações sociais. Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. l, p. 7-24, Jan./Jun. 2020.

VIÉGAS, Lygia de Sousa e GOLDSTEIN, Thaís Seltzer, Escola sem partido, sem juízo e sem bom senso: judicializando e medicalizando a educação. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Janeiro - Junho de 2017 Vol.14 Ano XIV nº 1.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Barreiros, D. P. ., Finco, D., & Abbatecola, E. (2024). A EDUCAÇÃO EM DISPUTA: gênero, cruzadas e formas de resistência . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16610

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência