HIERARQUIAS DE GÊNERO, CRISTIANISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: pensando o contexto caboverdiano
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16609Palavras-chave:
Cristianismo., Gênero., Educação Escolar.Resumo
Este artigo objetiva refletir acerca das questões de gênero em Cabo Verde, ex-colônia europeia. Problematizar essa perspectiva é importante, pois nos contextos de colonização observam-se concepções essencialistas, hierárquicas e deterministas que se estabeleceram e se criaram em torno das visões ocidentalizadas de gênero. Nessas concepções se naturalizou a ideia de sexo e gênero e as relações assimétricas que as permeiam resultando em violências em suas diferentes configurações. As concepções de sexo e gênero se estabelecem socialmente mediante processos de significação e hierarquização do corpo biológico sob o qual se designam as funções sociais baseadas no sexo. Nesse contexto, o presente artigo toma como objetivo compreender a influência que o cristianismo praticado em Cabo Verde tem no processo de naturalização do gênero e, portanto, na naturalização das relações assimétricas, bem como a sua influência no silenciamento dessas questões nas escolas cabo-verdianas, inclusive no seu sistema de ensino. Para atingir o objetivo proposto optamos pela revisão bibliográfica numa perspectiva qualitativa enquanto recurso metodológico. Como resultado, espera-se que este trabalho contribua, de um modo geral, para uma reflexão, especialmente no contexto cabo-verdiano, em torno das questões de gênero no sentido criar e fortalecer redes que trabalham na perspectiva de desestabilização da perspectiva naturalista e cisheteronormativa do gênero que tem condicionado as desigualdades sociais e, consequentemente, a instabilidade social. Nesse sentido, espera-se sobretudo, que esse trabalho contribua como um elemento para se pensar a forma como as políticas públicas e educacionais tem incorporado e lidado com a questão de gênero em Cabo Verde.
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