HIERARQUIAS DE GÊNERO, CRISTIANISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: pensando o contexto caboverdiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16609

Palavras-chave:

Cristianismo., Gênero., Educação Escolar.

Resumo

Este artigo objetiva refletir acerca das questões de gênero em Cabo Verde, ex-colônia europeia. Problematizar essa perspectiva é importante, pois nos contextos de colonização observam-se concepções essencialistas, hierárquicas e deterministas que se estabeleceram e se criaram em torno das visões ocidentalizadas de gênero. Nessas concepções se naturalizou a ideia de sexo e gênero e as relações assimétricas que as permeiam resultando em violências em suas diferentes configurações. As concepções de sexo e gênero se estabelecem socialmente mediante processos de significação e hierarquização do corpo biológico sob o qual se designam as funções sociais baseadas no sexo. Nesse contexto, o presente artigo toma como objetivo compreender a influência que o cristianismo praticado em Cabo Verde tem no processo de naturalização do gênero e, portanto, na naturalização das relações assimétricas, bem como a sua influência no silenciamento dessas questões nas escolas cabo-verdianas, inclusive no seu sistema de ensino. Para atingir o objetivo proposto optamos pela revisão bibliográfica numa perspectiva qualitativa enquanto recurso metodológico. Como resultado, espera-se que este trabalho contribua, de um modo geral, para uma reflexão, especialmente no contexto cabo-verdiano, em torno das questões de gênero no sentido criar e fortalecer redes que trabalham na perspectiva de desestabilização da perspectiva naturalista e cisheteronormativa do gênero que tem condicionado as desigualdades sociais e, consequentemente, a instabilidade social.  Nesse sentido, espera-se sobretudo, que esse trabalho contribua como um elemento para se pensar a forma como as políticas públicas e educacionais tem incorporado e lidado com a questão de gênero em Cabo Verde.

 

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Biografia do Autor

  • José Eduardo Garcia dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Paraná/UFPR, Licenciado em Pedagogia, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB e Bacharel em Humanidades, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB.

  • Yasmin Cartaxo Lima, Universidade Federal de Paraná

    Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Qualis 6) na linha de pesquisa "Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação"; doutoranda em Educação na UFPR na mesma linha de pesquisa sob orientação do professor doutor Elenilton Vieira Godoy. Atualmente o foco de pesquisa é em questões relacionadas à sexualidade, educação, cultura e decolonialidade.

  • Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal de Paraná

    Bacharel em Matemática pela PUC-SP e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Sant’Anna. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pós-Doutorado em Educação pela FEUSP. Atualmente é Professor Adjunto do departamento de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

  • Maria Catarina Chitolina Zanini , Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (1987), mestra em Antropologia pela Universidade de Brasília- UnB (1997), doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo- USP (2002) e Pós-doutorado pelo Museu Nacional (MN- UFRJ) (2008). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Coordenadora do NECON/UFSM (Núcleo de Estudos Contemporâneos), que congrega pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Santos, J. E. G. dos, Lima, Y. C., Godoy, E. V., & Zanini , M. C. C. (2024). HIERARQUIAS DE GÊNERO, CRISTIANISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: pensando o contexto caboverdiano. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16609