INTERAÇÕES UNIVERSIDADE-PODER PÚBLICO: relato de experiência em ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16595Palavras-chave:
Políticas públicas, Administração Pública, Saúde ReprodutivaResumo
Este artigo aborda, por meio de relato de experiência, a contribuição do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp), localizada na Região Administrativa de Campinas, interior do estado de São Paulo, para o desenvolvimento de políticas públicas municipais, especificamente para promover o uso de métodos contraceptivos de longa duração em Vinhedo (SP). Esse relato resulta do trabalho desenvolvido em 2022, no âmbito das disciplinas "Laboratório de Políticas Públicas I" e "Laboratório de Políticas Públicas II", nas quais teoria e prática foram aplicadas para responder a demandas sociais identificadas em conjunto com gestores locais. Essa pesquisa, portanto, trata especificamente do trabalho realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Vinhedo (SP), município vizinho a Campinas, que apontou como problema social a ausência de políticas estruturadas para a saúde reprodutiva feminina na região. A metodologia incluiu o Planejamento Estratégico Situacional (PES), Design Thinking, o modelo Canvas e diversas técnicas de pesquisa, como surveys, entrevistas e pesquisa documental. Os principais resultados englobam a criação de um protocolo de saúde reprodutiva e a conquista de apoio político e financeiro para sua implementação, com suporte de parlamentares locais e estaduais. As conclusões ressaltam a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de políticas públicas, evidenciando como a colaboração entre universidades e governos locais pode enfrentar desafios sociais. A experiência ressalta a relevância das parcerias acadêmicas para a eficácia das políticas sociais.
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