INTERAÇÕES UNIVERSIDADE-PODER PÚBLICO: relato de experiência em ensino, pesquisa e extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16595

Palavras-chave:

Políticas públicas, Administração Pública, Saúde Reprodutiva

Resumo

Este artigo aborda, por meio de relato de experiência, a contribuição do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp), localizada na Região Administrativa de Campinas, interior do estado de São Paulo, para o desenvolvimento de políticas públicas municipais, especificamente para promover o uso de métodos contraceptivos de longa duração em Vinhedo (SP). Esse relato resulta do trabalho desenvolvido em 2022, no âmbito  das disciplinas "Laboratório de Políticas Públicas I" e "Laboratório de Políticas Públicas II", nas quais teoria e prática foram aplicadas para responder a demandas sociais identificadas em conjunto com gestores locais.  Essa pesquisa, portanto, trata especificamente do trabalho realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Vinhedo (SP), município vizinho a Campinas, que apontou como problema social a ausência de políticas estruturadas para a saúde reprodutiva feminina na região. A metodologia incluiu o Planejamento Estratégico Situacional (PES), Design Thinking, o modelo Canvas e diversas técnicas de pesquisa, como surveys, entrevistas e pesquisa documental. Os principais resultados englobam a criação de um protocolo de saúde reprodutiva e a conquista de apoio político e financeiro para sua implementação, com suporte de parlamentares locais e estaduais. As conclusões ressaltam a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de políticas públicas, evidenciando como a colaboração entre universidades e governos locais pode enfrentar desafios sociais. A experiência ressalta a relevância das parcerias acadêmicas para a eficácia das políticas sociais.

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Biografia do Autor

  • Denis dos Santos Alves, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

    Administrador Público pela Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp) e Cientista Político pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp (IG/Unicamp).

  • João Guilherme de Oliveira Bastos da Silva, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

    Mestrando em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (2023).

  • Juliana Pires de Arruda Leite, Universidade Estadual de Campinas

    É professora doutora II da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Foi coordenadora do curso de Administração Pública desta faculdade no período 2019-2023. Possui doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp (2011) e pós-doutorados na área de Políticas Públicas (2012, 2013 e 2024).

  • Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

    Professora Associada de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Livre-Docente e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. É Bolsista Produtividade Pq-2 - CNPq. Atualmente é Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp).

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Alves, D. dos S., Silva, J. G. de O. B. da, Leite, J. P. de A., & Serafim, M. P. (2024). INTERAÇÕES UNIVERSIDADE-PODER PÚBLICO: relato de experiência em ensino, pesquisa e extensão. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16595