INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN EM UM CURSO TÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16578

Palavras-chave:

Síndrome de Down, inclusão escolar, educação profissional e tecnológica

Resumo

O presente artigo foi elaborado com base nos processos inclusivos proporcionados para um estudante com Síndrome de Down (SD), matriculado no primeiro ano do Ensino Médio, em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado na região sul do Brasil, no curso de Ensino Técnico em Eventos, no ano letivo de 2022. Considerando os desafios operacionais para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual na Educação Profissional e Tecnológica, neste relato de experiência apresentamos as estratégias utilizadas para promover a inclusão do estudante, analisando aspectos relacionados à socialização e à aprendizagem dos conhecimentos específicos previstos no currículo regular. Assim, o texto indica a importância de estratégias colaborativas de ensino, como a tutoria por partes e o coensino, e conclui indicando a importância de repensarmos a organização curricular dos cursos integrados para fortalecer propostas inclusivas para estudantes com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

  • Renata Porcher Scherer, Instituto Federal Sul-rio-grandense

    Doutora e Mestra em Educação (UNISINOS); licenciada em Pedagogia (UFRGS). Docente EBTT de Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal Sul- Rio-Grandense, no campus Sapucaia do Sul, onde coordena o Núcleo de Apoio às
    Pessoas com Necessidades Específicas. Atua como professora e pesquisadora no ProfEPT.

  • Vanessa de Oliveira Dagostim Pires, Instituto Federal Sul-rio-grandense

    Doutora e Mestra em Linguística Aplicada (UNISINOS); licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (UFRGS). Docente EBTT do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, no campus Sapucaia do Sul, onde coordena o Projeto de Literatura Acessível. Pesquisadora e adaptadora de Leitura Fácil.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Scherer, R. P., & Pires, V. de O. D. (2024). INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN EM UM CURSO TÉCNICO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16578