O CONCEITO DE AUTISMO EM TEXTOS DE VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16526Palavras-chave:
Teoria sócio-histórico-cultural, Autismo, Desenvolvimento humanoResumo
Este artigo tem como objetivo investigar, amiúde, o termo “autismo” e suas recorrências em textos vigotskianos. O contexto de produção do estudo é a necessidade de aproximação de estudos de Vigotski com a questão do autismo, visto que, na contemporaneidade, pesquisas dentro dessa temática têm se fundamentado na obra do autor. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho histórico-cultural para apreensão do termo “autismo” em obras frequentemente utilizadas em investigações na área da Educação Especial, tais quais: Fundamentos de defectologia, “Thought in schizophrenia” e A construção do pensamento e da linguagem. A partir das leituras realizadas, infere-se que há aproximações do autor com a temática, sobretudo em seus estudos sobre a linguagem e a deficiência, em que aponta para o papel do outro, do social e da própria linguagem na constituição do sujeito. Apreende-se das obras lidas que as singularidades que constituem todos os sujeitos fazem parte de um processo de significação do homem como tal na relação que estabelece com seus outros.
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