PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS EM DISPUTA: influências entre o público e o privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16492

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Projetos Político-Pedagógicos, Público-Privado

Resumo

Historicamente, projetos político-pedagógicos foram disseminados no Brasil como documentos padronizados e estruturados de forma centralizada para planejar a educação. Nos últimos anos, os projetos educacionais tem recebido maior reconhecimento por parte de diferentes sujeitos por se revelarem como importantes instrumentos de execução de políticas públicas. Desta forma, os projetos político-pedagógicos têm ocupado lugar central nos debates sobre os possíveis caminhos para fazer educação. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão, com base na literatura, sobre o confronto de interesses entre as esferas pública e privada a partir da perspectiva de projetos político-pedagógicos. Esta discussão busca articular contribuições de alguns autores que analisaram o processo de homogeneização e padronização de propostas pedagógicas, bem como a importância que os recursos financeiros possuem na consolidação de narrativas educacionais. Desse modo, a presente discussão contribui para a compreensão das contradições em torno dos mecanismos e estratégias presentes dentro e fora das escolas brasileiras.

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Biografia do Autor

Laís Lorenzeto Plaze, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Mestranda em Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Pesquisa educação pública e políticas
educacionais.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação, Coordenadora do Programa de Pós graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Pesquisa políticas educacionais e gestão escolar.

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Publicado

2024-05-09

Como Citar

Plaze, L. L., & Jacomini, M. A. . (2024). PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS EM DISPUTA: influências entre o público e o privado. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16492