O PARADIGMA PREDOMINANTE NAS AÇÕES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16386

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Paradigmas educacionais, Paradigma da complexidade

Resumo

O artigo destaca a importância estratégica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na formação de indivíduos capacitados e críticos, especialmente no contexto brasileiro. A revisão sistemática de produções acadêmicas revela uma evolução dos paradigmas educacionais na EPT, com ênfase na transição do modelo newtoniano-cartesiano, baseado na repetição e formação para o mundo do trabalho, considerando o paradigma da complexidade. Este estudo enfatiza a formação integral do indivíduo, integrando saber técnico e crítico, e fomentando competências sociais e humanas. A análise de Dornelles, Castaman e Vieira enfatiza a importância de um ensino mais integrado e reflexivo, capaz de responder aos desafios de um mundo globalizado e tecnologicamente avançado. A metodologia do estudo envolveu uma revisão de produções acadêmicas com base em artigos de autores brasileiros, utilizando a metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam para a predominância do paradigma da complexidade nas ações docentes na EPT, marcado pela busca de uma educação que prepara o indivíduo para ser um membro ativo do mundo do trabalho, com desenvolvimento de pensamento crítico e habilidades socioambientais. Ressalta-se a necessidade de políticas públicas e estratégias institucionais para capacitação docente e reestruturação curricular, visando a implementação efetiva do paradigma da complexidade. O artigo conclui enfatizando a importância de uma educação transformadora na EPT, que vá além da formação técnica e promova o desenvolvimento integral do indivíduo, preparando-o para mundo dinâmico e em constante transformação.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo do Nascimento Coelho, Instituto Federal Goiano - IF Goiano

    Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) pelo IFGoiano, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Administração Pública pela Universidade Candido Mendes, Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Goiás e servidor Técnico Administrativo no IFG.

  • Vinicius de Souza Minervino, Instituto Federal Goiano - IF Goiano

    Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) pelo IFGoiano. Especialista em Gestão Administrativa Escolar pela
    Escola Aberta do Brasil (2014). Graduado em Turismo pela Estado de Mato Grosso (2010). Atua profissionalmente como Técnico Administrativo – Secretário Escolar.

  • Fatima Suely Ribeiro Cunha, Instituto Federal Goiano - IF Goiano

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Sociologia Política e doutorado em Educação
    Científica e Tecnológica, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora efetiva no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos.

  • Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano - IFGoiano

    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, Licenciatura Plena com Habilitação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Bacharelado em Direito pela UniEvangélica. Especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-GO, Mestre em Administração pela PUC - Minas e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor Titular do Instituto Federal Goiano.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

Coelho, R. do N., Minervino, V. de S., Cunha, F. S. R., & Cardoso, F. M. C. B. (2024). O PARADIGMA PREDOMINANTE NAS AÇÕES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16386