PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS E ESCRITA ESPONTÂNEA COMO ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16366

Palavras-chave:

Formação inicial, Inclusão educacional, Pessoa com deficiência

Resumo

Uma formação inicial inclusiva é aquela que preza pelo cuidado com as especificidades de seu corpo discente, valorizando suas potencialidades, acolhendo o diverso e equiparando oportunidades de aprendizagem. O presente artigo objetiva relatar a experiência com a produção de videoaulas e a escrita espontânea como estratégias didáticas de inclusão da pessoa com deficiência intelectual, no Estágio Curricular Supervisionado. Trata-se de um trabalho do tipo descritivo, procedimentalmente classificado como um relato de experiência que, para além da mera descrição, intenciona, principalmente, trazer contribuições relevantes para os campos da discussão, troca e proposição de ideias que possam inspirar outras iniciativas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado e da própria formação inicial de professores. Os resultados apontaram para a constatação de que a adoção de estratégias metodológicas apropriadas, como as que foram adotadas, têm papel preponderante no processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual, favorecendo seu percurso formativo quando inserida no Estágio Curricular Supervisionado. Conclui-se pela efetividade das estratégias didáticas empregadas e pela necessidade de reformulações para o referido componente curricular, a serem realizadas pelas instituições que ofertam cursos de licenciaturas, para efeito de previsibilidade de rotas alternativas do seu cumprimento por licenciandos com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

  • Herikson Araújo de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

    Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino/Universidade Federal do Ceará (RENOEN/UFC). Professor da Área de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

  • Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor dos Mestrados Profissionais em Ensino de Física e em Educação (URCA) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFC).

  • Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE/UFC), do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFC).

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

Freitas, H. A. de, Torres, C. M. G., & Leite, R. C. M. (2024). PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS E ESCRITA ESPONTÂNEA COMO ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16366