UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.163Resumo
Este estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises, que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação.
Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID.