UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Autores

  • Rafael Conde Barbosa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - discente
  • Selma Alfonsi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - discente
  • Marli Elisa Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - docente
  • Sylvia Bachiegga

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.163

Resumo

Este estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises,  que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação.

Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID.

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Publicado

2014-05-31

Como Citar

Barbosa, R. C., Alfonsi, S., André, M. E. D. A. de, & Bachiegga, S. (2014). UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 302–319. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.163