EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO E RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.16014Palavras-chave:
Neoliberalismo, Políticas educativas, Escola pública, SubjetivaçãoResumo
O texto aborda os efeitos da racionalidade neoliberal nos sistemas educacionais públicos, um processo de reconfiguração institucional apoiado pela tríade, Nova Gestão Pública - Governança - Quase-mercados, que opera simultaneamente no desmonte da institucionalidade do sistema escolar. Assim, o declínio dos conteúdos escolares em favor das competências, na direção da reformulação das teorias do Capital Humano que reduz a educação à formação para o mercado de trabalho. Uma narrativa performativa com capacidade de produzir novas subjetividades, em harmonia com as de outros contextos, submetidos a idênticas racionalidades. Sob este prisma, se analisa o conceito de resistência progressivamente, tanto na dimensão individual dos professores, como nas possíveis articulações entre agentes e organizações.
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Texto sem referências, uma vez que se trata de uma conferência.
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