CRIANÇAS “DE COR” A BORDO DE UM “VIVEIRO” NA PROVÍNCIA DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15969Palavras-chave:
História da Educação, Crianças “de cor”, Companhia de Aprendizes MarinheirosResumo
Este artigo está inserido no campo da História da Educação, abordando a temática da escolarização das crianças “de cor” no Pará e inserindo-se no eixo da História das Instituições Educativas. O estudo possui como objetivo geral analisar a formação de crianças “de cor” como aprendizes marinheiros na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará (CAMPA) entre 1870 e 1877, identificando o perfil coletivo desses aprendizes. Para tanto, realizamos pesquisa histórico-documental por meio de fontes históricas localizadas no Arquivo Público do Estado do Pará, no Arquivo da Marinha, no Arquivo Nacional e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Estas fontes foram tratadas pelo método indiciário de Ginzburg, e pela prosopografia de Stone, que permitiu lidar com a formação educativa dos aprendizes marinheiros e o seu perfil coletivo na CAMPA. Constatamos que, além de formar e instruir as crianças “de cor”, a CAMPA se constituiu como instituição de “correção” de indivíduos “indisciplinados” e como palco de resistências dos aprendizes marinheiros.
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