PROCESSOS FORMATIVOS VISANDO A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA O SURDO: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15957Palavras-chave:
Inclusão, Libras, Curso de extensãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar alguns processos formativos dentro de um grupo de pesquisa que tiveram como intuito promover a inclusão e acessibilidade com os surdos em instituições escolares e o aumento da representatividade e participação ativa dos surdos nas atividades e eventos de ambiência acadêmica. A tríade espaço-visual-motor, é a forma comunicacional do surdo estar no mundo, já que os olhos dos surdos fazem também o papel dos ouvidos e segundo esta premissa estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: Como promover a inclusão e acessibilidade com os surdos na ambiência acadêmica, visando o aumento da representatividade e participação ativa dos surdos nas atividades e eventos de instituição escolar e universitária? Dessa forma, apresentamos um estudo de cunho descritivo, tipo relato de experiência de processos formativos em determinado grupo de pesquisa, que culminou em um curso básico de Libras – Língua Brasileira de Sinais, que contribuíiu para fomentar ações para o uso da Libras na ambiência acadêmica. Para avaliar as experiências, utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa, com a observação dos posicionamentos dos participantes, por meio de perguntas diretas nos encontros, para feedbacks e percepções dos mesmos sobre a eficácia das estratégias pedagógicas propostas. A partir dessas avaliações, conclui-se a necessidade de aprimoramento contínuo das práticas inclusivas visando possíveis melhorias voltadas à inclusão com os surdos na ambiência acadêmica.
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