NOTAS SOBRE MOSTRA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15929Palavras-chave:
Projeto, Crianças, Mostra pedagógicaResumo
Este estudo objetiva evidenciar significações e contribuições de um projeto desenvolvido com a Educação Infantil, as quais podem favorecer a qualificação de práticas pedagógicas no ambiente escolar. Essa ação educativa foi realizada com crianças da Educação Infantil de uma escola privada, na cidade de Caxias do Sul – RS. A reflexão apoia-se na observação participante por meio de pesquisa qualitativa e constitui-se como produto de indagação acerca de um relato de experiência. A partir das especulações em torno do relato, entendemos que a mostra pedagógica é uma possibilidade de desenvolver nas crianças habilidades e competências, por meio de processos educativos que se tornam significativos pela experiência. Na Educação Infantil, concebe-se um cenário de oportunidades às crianças, a fim de contemplar seus interesses, necessidades e potencialidades para se relacionarem com o mundo e consigo mesmas, a partir das múltiplas linguagens. Assim, este estudo demonstra que o ambiente e as ações pedagógicas escolares carecem da construção de sentidos para os processos educativos, a partir da concepção de currículo da Educação Infantil como espaço de oportunidades às para as crianças atuarem como protagonistas.
Métricas
Referências
DEMO, Pedro. O desafio de educar pela pesquisa na educação básica. In: DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2007, (p. 5-53)
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. V.1. Porto Alegre: Penso, 2016.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
GANDINI, Lella. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. v.1. Porto Alegre: Penso, 2016 (p. 137-149).
HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro; Rosa Sensat, 2006.
KAUFMAN, Mirian. Huertos, y más huertos. Investigando el la escuela infantil. Investigación en la escuela, no 25, Sevilla: 1995. P. 87-100.
MACIEL, Rochele Andreazza. Linguagem poética e corporal. Caxias do Sul: EDUCS, 2012.
MACIEL, Rochele Andreazza; RAMOS, Flávia Brocchetto; GALARDINI, Anna Lia. Qualidade em serviços educacionais italianos. Conjectura: Filos. Educ.; Caxias do Sul, v.25, Dossiê, 2020, p. 29-51. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8220>. Acesso em 15 ago. 2022.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. v.1. Porto Alegre: Penso, 2016 (p. 57-97).
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5º Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
SANTIAGO, Flavia Solvelino; SOUTO, Kely Cristina Nogueira. A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças. Retratos da Escola; Brasília, v. 15, n. 33, p. 1015-1030, set./dez. 2021. Disponível em: < https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218>. Acesso em 18 jul. 2023.
VASCONCELLOS, Celso do S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Melina Sauer Giacomin, Rochele Rita Andreazza Maciel, Flávia Brocchetto Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.






