NOTAS SOBRE MOSTRA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15929

Palavras-chave:

Projeto, Crianças, Mostra pedagógica

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar significações e contribuições de um projeto desenvolvido com a Educação Infantil, as quais podem favorecer a qualificação de práticas pedagógicas no ambiente escolar. Essa ação educativa foi realizada com crianças da Educação Infantil de uma escola privada, na cidade de Caxias do Sul – RS. A reflexão apoia-se na observação participante por meio de pesquisa qualitativa e constitui-se como produto de indagação acerca de um relato de experiência. A partir das especulações em torno do relato, entendemos que a mostra pedagógica é uma possibilidade de desenvolver nas crianças habilidades e competências, por meio de processos educativos que se tornam significativos pela experiência. Na Educação Infantil, concebe-se um cenário de oportunidades às crianças, a fim de contemplar seus interesses, necessidades e potencialidades para se relacionarem com o mundo e consigo mesmas, a partir das múltiplas linguagens. Assim, este estudo demonstra que o ambiente e as ações pedagógicas escolares carecem da construção de sentidos para os processos educativos, a partir da concepção de currículo da Educação Infantil como espaço de oportunidades às para as crianças atuarem como protagonistas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Melina Sauer Giacomin, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul e graduada em Licenciatura em Pedagogia pela mesma universidade. Especialista em Educação Infantil pela Uninter. Professora de pré-escola na rede municipal de ensino da cidade de Caxias do Sul. Com interesse em pesquisa sobre literatura infantil e infâncias.

     

  • Rochele Rita Andreazza Maciel, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisadora Fapergs. Membro do Gepich (Grupo de estudos e pesquisas: infâncias, cultura e história).  Docente na Universidade de Caxias do Sul.

  • Flávia Brocchetto Ramos , Universidade de Caxias do Sul

    Pesquisadora CNPq. Atua na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Coordenadora Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil (EAD). Líder do grupo de pesquisa Observatório de leitura e de literatura – OLLI.



Referências

DEMO, Pedro. O desafio de educar pela pesquisa na educação básica. In: DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2007, (p. 5-53)

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. V.1. Porto Alegre: Penso, 2016.

FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.

GANDINI, Lella. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. v.1. Porto Alegre: Penso, 2016 (p. 137-149).

HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro; Rosa Sensat, 2006.

KAUFMAN, Mirian. Huertos, y más huertos. Investigando el la escuela infantil. Investigación en la escuela, no 25, Sevilla: 1995. P. 87-100.

MACIEL, Rochele Andreazza. Linguagem poética e corporal. Caxias do Sul: EDUCS, 2012.

MACIEL, Rochele Andreazza; RAMOS, Flávia Brocchetto; GALARDINI, Anna Lia. Qualidade em serviços educacionais italianos. Conjectura: Filos. Educ.; Caxias do Sul, v.25, Dossiê, 2020, p. 29-51. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8220>. Acesso em 15 ago. 2022.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. v.1. Porto Alegre: Penso, 2016 (p. 57-97).

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5º Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SANTIAGO, Flavia Solvelino; SOUTO, Kely Cristina Nogueira. A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças. Retratos da Escola; Brasília, v. 15, n. 33, p. 1015-1030, set./dez. 2021. Disponível em: < https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218>. Acesso em 18 jul. 2023.

VASCONCELLOS, Celso do S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

Giacomin, M. S., Maciel, R. R. A., & Ramos , F. B. (2024). NOTAS SOBRE MOSTRA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15929