IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: balanço do trabalho feito em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15854Palavras-chave:
Educação pré-escolar, Género, Educação para a CidadaniaResumo
Trabalhar a igualdade de género, numa perspetiva de educação para a cidadania é uma preocupação que naturalmente é sentida pelos educadores e educadoras que trabalham com crianças e jovens. Em Portugal, nas últimas décadas, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), uma organização governamental, tem vindo a desenvolver várias iniciativas, em colaboração com o Ministério da Educação, para os diferentes níveis de ensino. Neste artigo é feita uma apresentação das principais iniciativas que em Portugal têm vindo a ser desenvolvidas na educação pré-escolar (crianças dos 3 aos 6 anos, idade de entrada na escola obrigatória) e do que está previsto desenvolver. Neste artigo apresento a forma como tenho participado neste trabalho, analisando o percurso já realizado e refletindo as principais questões a aprofundar, a nível da investigação e da formação das profissionais e dos profissionais que trabalham nas instituições de educação pré-escolar.
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