IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: balanço do trabalho feito em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15854

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, Género, Educação para a Cidadania

Resumo

Trabalhar a igualdade de género, numa perspetiva de educação para a cidadania é uma preocupação que naturalmente é sentida pelos educadores e educadoras que trabalham com crianças e jovens. Em Portugal, nas últimas décadas, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), uma organização governamental, tem vindo a desenvolver várias iniciativas, em colaboração com o Ministério da Educação, para os diferentes níveis de ensino. Neste artigo é feita uma apresentação das principais iniciativas que em Portugal têm vindo a ser desenvolvidas na educação pré-escolar (crianças dos 3 aos 6 anos, idade de entrada na escola obrigatória) e do que está previsto desenvolver. Neste artigo apresento a forma como tenho participado neste trabalho, analisando o percurso já realizado e refletindo as principais questões a aprofundar, a nível da investigação e da formação das profissionais e dos profissionais que trabalham nas instituições de educação pré-escolar.

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Biografia do Autor

  • Maria João Cardona, Escola Superior de Educação de Santarém (ESE) Santarém, Portugal

    Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986, dos vários cargos desempenhados: Coordenação do curso de Educação de Infância (1992-2001); Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2001-2005); Presidente do Conselho Directivo da Escola (2005-2010);Presidente Conselho Técnico Científico.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência

Como Citar

Cardona, M. J. (2024). IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: balanço do trabalho feito em Portugal. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15854