IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: balanço do trabalho feito em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15854

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, Género, Educação para a Cidadania

Resumo

Trabalhar a igualdade de género, numa perspetiva de educação para a cidadania é uma preocupação que naturalmente é sentida pelos educadores e educadoras que trabalham com crianças e jovens. Em Portugal, nas últimas décadas, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), uma organização governamental, tem vindo a desenvolver várias iniciativas, em colaboração com o Ministério da Educação, para os diferentes níveis de ensino. Neste artigo é feita uma apresentação das principais iniciativas que em Portugal têm vindo a ser desenvolvidas na educação pré-escolar (crianças dos 3 aos 6 anos, idade de entrada na escola obrigatória) e do que está previsto desenvolver. Neste artigo apresento a forma como tenho participado neste trabalho, analisando o percurso já realizado e refletindo as principais questões a aprofundar, a nível da investigação e da formação das profissionais e dos profissionais que trabalham nas instituições de educação pré-escolar.

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Biografia do Autor

Maria João Cardona, Escola Superior de Educação de Santarém (ESE) Santarém, Portugal

Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986, dos vários cargos desempenhados: Coordenação do curso de Educação de Infância (1992-2001); Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2001-2005); Presidente do Conselho Directivo da Escola (2005-2010);Presidente Conselho Técnico Científico.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Cardona, M. J. (2024). IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: balanço do trabalho feito em Portugal. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15854

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência