PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DO CAMPO NO ESPIRITO SANTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15833

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este escrito apresenta os principais marcos constitutivos da especificidade formativa docente do campo no Espírito Santo. Assume como perspectiva metodológica o estudo bibliográfico e toma como referência discussões e dados acumulados por pesquisadores capixabas, visibilizando itinerários, desafios e ações em curso. A centralidade da discussão está na relevância do fazer formativo que se enreda em meio à diversidade que é o campo do Espírito Santo, a partir de sua ocupação territorial e étnico-cultural. A perspectiva teórico-metodológica dos processos formativos em questão é a Pedagogia da Alternância, pautando os princípios e objetivos de uma formação que integra pressupostos políticos e pedagógicos na formação dos docentes campesinos. A defesa pela especificidade formativa de professores-educadores-monitores do campo é erguida em contraposição a uma perspectiva generalista e adaptacionista da formação, bem como pela necessidade de compreender as singularidades da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo em suas dimensões teóricas e metodológicas. Por fim, este texto cita conquistas e desafios desse processo, desde o trabalho junto aos movimentos sociais e as proposições reunidas na 1ª Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância, realizada em Salvador, no ano de 2019.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janinha Gerke, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, da Universidade Federal do Espirito Santo. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq/UFES “Pedagogia da Alternância e Formação Docente: Memórias, Experiências e Narrativas”.

Referências

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; SANTOS, Silvanete Pereira dos; BICALHO, Ramofly. A Alternância na Formação Inicial de Professores na Licenciatura em Educação do Campo na Região Sudeste. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p. 476-491, maio/ago. 2022.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Formação de Educadores do Campo. In CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. (ORGs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

ARROYO, Miguel Gozalez. Outro paradigma pedagógico de formação de educadores do campo? In: MOLINA, Mônica Castagna; MARTINS, Maria de Fátima Almeida (org.). Formação de Formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 79-100

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização e diversidade. Programa Escola Ativa - Orientações Pedagógicas para Formação de Educadoras e Educadores. Brasília, SECAD/MEC, 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização e diversidade. Documento Base do Programa Escola Ativa. Brasília, SECAD/MEC, 2009b.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 7.352, de 4 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e o Pronera. Brasília, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 16 de agosto de 2023. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da Pedagogia da Alternância na Educação Básica e na Educação Superior. Brasília, 2023.

CALIARI, Rogério. Família Camponesa e Pedagogia da Alternância: consolidando diálogos. 1.ed. Appris: Curitiba, 2019.

CONFERÊNCIA NACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA NO BRASIL (CONPAB). 1. Documento Base. Pedagogia da Alternância no Brasil - 50 anos - Juventudes e Educação, Saberes e Fazeres da Formação em Alternância no Brasil. Salvador, BA, 2019

DEUS SOBRINHO, Eliana. Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Espírito Santo. 2022. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FOERSTE, Erineu & SCHÜTZ-FOERSTE, Gerda Margit. Professores sem-terra e universidade: qual parceria? In: ANDRADE, Márcia Regina et al. Educação na reforma agrária em perspectiva; uma avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. São Paulo/Brasília: Ação Educativa/PRONERA, p. 211 – 228, 2004.

FOERSTE, Erineu. Parceria na Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 2005;

GERKE DE JESUS, Janinha. Formação dos Professores na Pedagogia da Alternância: Saberes e Fazeres do Campo. Vitória/ES: GM editora, 2011.

GERKE DE JESUS, Janinha. Formação e Profissão Docente do Campo. Curitiba/PR: Appris, 2018.

HAGE, Salomão Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; FREITAS, Maria Natalina Mendes. Escola Pública do Campo no Contexto das Políticas Educacionais: desafios às práticas formativas do programa escola da terra no Brasil e na Amazônia paraense. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, vol.30, n.61, p. 299-314, Salvador jan./mar 2021

LINHARES, Célia. Desafios contemporâneos da Educação Docente – tempo de recomeçar: Movimentos Instituintes na escola e na formação docente. In DALBEN, Angela Imaculada Loureiro de Freitas. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LUIZ, Miriã Lúcia; GERKE, Janinha; GUIMARÃES, Alessandro da Silva. Experiências de Vida e Formação dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: pistas e indícios nos Cadernos da Realidade. Educação Unisinos. v.25, n.01, p. 1-19, Porto Alegre/RS Dez/2021.

MOLINA, Mônica Castagna et al. Licenciatura em Educação do Campo e a garantia do direito à Educação: contribuições de pesquisas sobre a atuação de seus egressos. Inter-Ação, v.47, n.2, p. 458-475, Goiânia maio/ago. 2022.

MOREIRA, Flávio. O religioso e o político no processo de implantação e permanência da Pedagogia da Alternância: uma análise histórica dessas relações nas Escolas Famílias Agrícolas do MEPES no Norte do Espírito Santo. 2009. 341 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.

MÜLLER, Eucinéia Regina. Classes multisseriadas em Domingos Martins: um estudo de caso sobre cultura escolar e cultura da escola. 2019. 234 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

NOSELLA, Paolo. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2. reimpressão. Vitória/ES: Adufes, 2014.

PEZZIN, Josimara. Professores (as) Sem Terra: Um estudo sobre Práticas Educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=7034. Acesso em: 16 set. 2023.

PIZETTA, Adelar João. Formação e práxis de professores de escolas de assentamento: a experiência do MST no Espírito Santo. 1999. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1999. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/tccs-dissertacoes-e-teses/dissertacao/formacao-e-praxis-dos-professores-em-escolas-de.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

SOUZA. Adriano Ramos de: Escola da Terra Capixaba na Bacia do Rio Doce. 2019. 191 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/11136. Acesso em: 16 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). Relatório das atividades do Curso Escola da Terra Capixaba 3ª edição. Vitória. Centro de Educação, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo. Vitória: Centro de Educação, 2019. Disponível em: http://www.ce.ufes.br/educacao-do-campo. Acesso em: 20 set. 2023.

ZEN, Eliesér Toretta. Pedagogia da Terra: a formação do professor Sem Terra. 2006. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese_2_ELIES%C9R%20TORETTA%20ZEN.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Gerke, J. (2024). PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DO CAMPO NO ESPIRITO SANTO . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15833