INTERSECÇÕES ENTRE AUTORITARISMO, SEMIFORMAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO INERENTES À EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15819

Palavras-chave:

Autoritarismo, Semiformação, Discriminação, Educação brasileira , Experiência

Resumo

O presente artigo se dedica à compreensão dos mecanismos que teceram historicamente o véu ideológico (ADORNO, 1996), envolvido com a naturalização de preconceitos e, consequentemente, a discriminação do outro diferenciado, com ênfase nas questões étnico-raciais. Partiremos da noção de que a presença do autoritarismo no desenvolvimento da sociedade brasileira seria um fator importante para explicar, no contexto brasileiro, o fenômeno da semiformação – como descrito por Theodor W. Adorno (1996), enquanto desencadeador de processos discriminatórios. Nesse sentido, discutiremos as relações entre o autoritarismo e a sustentação de preconceitos fundamentais, em seus aspectos históricos e psicológicos, em especial o racismo contra a população negra no Brasil, sustentado pelo ideário de branqueamento nos processos de miscigenação, identificado entre os fatores ideológicos para a discriminação racial, com consequências sociais importantes. Partir-se-á da análise das condições atuais aparentemente favoráveis, em que se percebe o esforço para a convivência democrática e a valorização das diferenças – amparados por leis e diretrizes gerais da educação - Contudo, há que se evidenciar e discutir as persistentes dificuldades no desenvolvimento da consciência dedicada à desconstrução dos padrões dominantes, fatores estes que determinariam os retrocessos democráticos em meio aos avanços intermitentes no contexto pedagógico e social. Espera-se fomentar a constituição da consciência crítica, por meio da elaboração do passado histórico de modo a contribuir na construção de espaços escolares e sociais dedicados a autorreflexão e o desenvolvimento de experiências significativas e emancipatórias. Além disso, espera-se que tal análise sirva posteriormente como meio para expor o fenômeno em suas manifestações internas à estrutura e dinâmica escolares

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Biografia do Autor

Alessandro Lombardi Crisostomo, Universidade de São Paulo - USP

Licenciado em Filosofia (FFLCH-USP), Mestre em Educação, com pesquisa sobre Adorno e a Teoria Crítica na área de Filosofia e Educação (FEUSP), e, Doutor em Educação (FEUSP), tendo como foco a questão do direcionamento ético da formação. Possui dezesseis anos de experiência docente. Atua como assessor pedagógico e autor de conteúdos pedagógicos.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Crisostomo, A. L. . (2024). INTERSECÇÕES ENTRE AUTORITARISMO, SEMIFORMAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO INERENTES À EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15819