PROFESSORAS LÉSBICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: saberes docentes como resistência

Autores

  • Camila dos Passos Roseno Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina https://orcid.org/0000-0003-2149-4129
  • Daniela Auad Universidade federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15804

Palavras-chave:

Educação, Saberes Docentes, Relações de Gênero

Resumo

O presente artigo resulta de pesquisa de doutorado sobre trajetórias de professoras lésbicas na educação básica e seus saberes docentes como resistência, cujo objetivo foi conhecer como os saberes docentes e a identidade docente podem ser constituídos pelas lesbianidades de professoras da educação básica. Para alcançar esse objetivo, escolhemos a metodologia “Bola de Neve”, que nos permitiu localizar sete professoras lésbicas, atuantes na região Nordeste do Brasil. Utilizamos as narrativas (auto)biográficas como inspiração, para identificar os saberes docentes através das trajetórias de vida, em entrevistas semiestruturadas. No caso específico das trajetórias das entrevistadas, percebidas como coautoras da pesquisa, as professoras lésbicas são protagonistas do estudo por declararem sua orientação sexual nos seus locais de trabalho e, com isso, estabelecerem as lesbianidades como saberes docentes que lhes conferem singular visibilidade. Desse modo, identificamos diversos saberes como estratégias de resistência e os categorizamos. Seja para seguir trabalhando com o mínimo de condições, seja para acolher e proteger estudantes que se encontram vulneráveis, as professoras lésbicas asseguram variados direitos, a partir das suas práticas e de suas orientações sexuais ou identidades de gênero.

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Biografia do Autor

Camila dos Passos Roseno, Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, professora adjunta da Universidade de Pernambuco, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Flores Raras – Educação, Comunicação e Feminismos (CNPq), suas pesquisas estão concentradas na área de Gênero e Educação, Formação Docente, e Estudos sobre Lesbianidades.

Daniela Auad, Universidade federal de São Carlos - UFSCAR

Professora Titular e docente permanente no PPGEd/UFSCar-So; Doutora em Educação pela USP; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Flores Raras – Educação, Comunicação e Feminismos (CNPq). Realiza pesquisa, docência e extensão com foco na temática Educação, Relações de Gênero e Feminismos.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Roseno, C. dos P., & Auad, D. . (2024). PROFESSORAS LÉSBICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: saberes docentes como resistência: . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15804

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência

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