ATRAVESSAMENTOS DOS DISCURSOS ANTIGÊNERO NAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15759

Palavras-chave:

Gênero, Violência, Infância

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as possíveis reverberações dos movimentos anti-gênero nos relatos de docentes do Ensino Fundamental I sobre as violências contra crianças, buscando entender os seus temores e as suas ações de resistência em sala de aula. Participaram da pesquisa seis docentes da Rede Municipal de uma capital e de cidades do interior ao entorno, com idade variando entre 24 e 47 anos. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, cujas questões norteadoras disseram respeito às percepções sobre as violências contra crianças, as dimensões de gênero presentes em tais violências e a possibilidade de enfrentá-las na escola. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com as seguintes categorias temáticas: Percepções de docentes sobre as relações entre gênero e violências contra crianças; Atravessamentos dos discursos anti-gênero em seus relatos; Práticas contra-hegemônicas e resistências em sala de aula. Observou-se que o(as) participantes demonstraram se incomodar com as tentativas de cerceamento de um trabalho crítico na escola que dificulta, ainda mais, a implementação de ações voltadas à educação em sexualidade para crianças. No entanto, percebeu-se que o(as) professor(as) demonstraram resistir a essa lógica por meio de ações voltadas ao diálogo com estudantes sobre gênero, sexualidade e violências.

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Biografia do Autor

Raquel Baptista Spaziani, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação Escolar. Docente da Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade. Coordenadora do
Núcleo de Estudos de Gênero e Feminismos (CNPq). Atua como pesquisadora nas áreas das infâncias, gênero e violência sexual.

Rayanny Zanetti Torquatro de Lana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Pedagoga. Discente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho”, Unesp Araraquara. Membra do Núcleo de Estudos de Gênero e Feminismos.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Spaziani, R. B., & Lana, R. Z. T. de . (2024). ATRAVESSAMENTOS DOS DISCURSOS ANTIGÊNERO NAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15759

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência