CIVILIZAR E INSTRUIR NA SÉRIE GRADUADA NA ESCOLA E NO LAR
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15586Palavras-chave:
Série graduada de leitura, Projeto civilizador, Thomaz GalhardoResumo
O artigo discute o projeto pedagógico civilizador na série graduada de leitura Na escola e no lar de autoria do professor paulista Thomaz Galhardo. Editada entre o final do século XIX e início do XX, constatamos, a partir dos indícios esparsos das edições localizadas na pesquisa, que o primeiro livro da série circulou até 1992 e os demais até os anos 1960, revelando um conjunto de práticas de leitura cuja popularidade se explica pelo aparecimento de um mercado editorial específico para o gênero didático e sua adequação à estrutura do ensino primário. Seguindo o critério da continuidade dos conteúdos por lições e temas, esses manuais têm como base uma nova concepção de vida social, que precisava ser aprendida na escola. Por meio dos seus elementos constitutivos, o objetivo do texto é apresentar o modelo de projeto civilizador presente nessa série para a formação moral e intelectual da infância brasileira. Seguindo as trilhas metodológicas da História Cultural, elegemos as categorias de práticas e representações para discutirmos como as percepções do social não são discursos neutros, ao contrário, produzem estratégias e práticas que tendem a impor uma autoridade, de modo a legitimar um projeto reformador. A partir da análise das edições escolares comprovamos o modo como um modelo civilizatório é construído, pensado e transformado em objeto de ensino por meio dos livros didáticos.
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