CIVILIZAR E INSTRUIR NA SÉRIE GRADUADA NA ESCOLA E NO LAR

Autores

  • Lucilene Rezende Alcanfor UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB - CAMPUS MALÊS - BA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15586

Palavras-chave:

Série graduada de leitura, Projeto civilizador, Thomaz Galhardo

Resumo

O artigo discute o projeto pedagógico civilizador na série graduada de leitura Na escola e no lar de autoria do professor paulista Thomaz Galhardo. Editada entre o final do século XIX e início do XX, constatamos, a partir dos indícios esparsos das edições localizadas na pesquisa, que o primeiro livro da série circulou até 1992 e os demais até os anos 1960, revelando um conjunto de práticas de leitura cuja popularidade se explica pelo aparecimento de um mercado editorial específico para o gênero didático e sua adequação à estrutura do ensino primário. Seguindo o critério da continuidade dos conteúdos por lições e temas, esses manuais têm como base uma nova concepção de vida social, que precisava ser aprendida na escola. Por meio dos seus elementos constitutivos, o objetivo do texto é apresentar o modelo de projeto civilizador presente nessa série para a formação moral e intelectual da infância brasileira. Seguindo as trilhas metodológicas da História Cultural, elegemos as categorias de práticas e representações para discutirmos como as percepções do social não são discursos neutros, ao contrário, produzem estratégias e práticas que tendem a impor uma autoridade, de modo a legitimar um projeto reformador. A partir da análise das edições escolares comprovamos o modo como um modelo civilizatório é construído, pensado e transformado em objeto de ensino por meio dos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Lucilene Rezende Alcanfor, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB - CAMPUS MALÊS - BA)

É pedagoga, mestre e doutora em Educação, na linha de História da Educação pelo Programa EHPS-PUC/SP, pós doutoranda no PPGE- UNIFESP. Professora adjunta do Instituto de Humanidades e Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira - Unilab - Campus dos Malês/BA.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Alcanfor, L. R. . (2023). CIVILIZAR E INSTRUIR NA SÉRIE GRADUADA NA ESCOLA E NO LAR . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15586

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Escolarização de crianças e jovens no Brasil entre o século XIX e o século XX