“NÃO RECOMENDADOS À SOCIEDADE”: educação emocional e experiências LGBTQIA+ na escola
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15566Palavras-chave:
Escolarização, Gênero e Educação, EmoçõesResumo
O objetivo desta pesquisa é problematizar a educação emocional em relação às experiências de escolarização de pessoas LGBTQIA+, incluindo os processos de violência na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa, na qual foram coletadas as histórias de cinco pessoas que foram marcadas como corpos dissidentes pelas pedagogias aplicadas a elas durante suas trajetórias escolares. Identificamos três macrocategorias que sintetizam as formas de pedagogias exercidas sobre os participantes no espaço escolar, com o intuito de disciplinar suas emoções desviantes: a pedagogia do silêncio, a pedagogia do medo e a pedagogia da violência. Apontamos que aqueles/as que não se adequavam à cis-heteronormatividade tiveram seus corpos estigmatizados de forma negativa, criando assim uma maneira peculiar de se constituir como LGBTQIA+ nos espaços pedagógicos. Além disso, discutimos como a educação emocional pode ser uma ferramenta para promover a diversidade, a inclusão e o respeito às diferenças no contexto educacional.
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