“NÃO RECOMENDADOS À SOCIEDADE”: educação emocional e experiências LGBTQIA+ na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15566

Palavras-chave:

Escolarização, Gênero e Educação, Emoções

Resumo

O objetivo desta pesquisa é problematizar a educação emocional em relação às experiências de escolarização de pessoas LGBTQIA+, incluindo os processos de violência na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa, na qual foram coletadas as histórias de cinco pessoas que foram marcadas como corpos dissidentes pelas pedagogias aplicadas a elas durante suas trajetórias escolares. Identificamos três macrocategorias que sintetizam as formas de pedagogias exercidas sobre os participantes no espaço escolar, com o intuito de disciplinar suas emoções desviantes: a pedagogia do silêncio, a pedagogia do medo e a pedagogia da violência. Apontamos que aqueles/as que não se adequavam à cis-heteronormatividade tiveram seus corpos estigmatizados de forma negativa, criando assim uma maneira peculiar de se constituir como LGBTQIA+ nos espaços pedagógicos. Além disso, discutimos como a educação emocional pode ser uma ferramenta para promover a diversidade, a inclusão e o respeito às diferenças no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Douglas Lucas Veloso de Carvalho , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Especialista em Aulas On-Line para Educação Básica, pedagogo – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, integrante do Núcleo de Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPE.

 

Aurino Lima Ferreira , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Pós-doutorado – Université Claude Bernarde Lyon 1, LYON I, França. Doutor em Educação e mestre em Psicologia Cognitiva – UFPE.

José Diêgo Leite Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Educação – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, mestre em Educação Contemporânea – Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA, pedagogo e licenciado em filosofia.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Carvalho , D. L. V. de, Ferreira , A. L. ., & Santana, J. D. L. . (2024). “NÃO RECOMENDADOS À SOCIEDADE”: educação emocional e experiências LGBTQIA+ na escola. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15566

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A educação em disputa: Gênero, cruzadas e formas de resistência