EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15528

Palavras-chave:

Educação Profissional, Curso Técnico em Agropecuária, Formação integral, Representação

Resumo

O estudo investiga os sentidos da formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Vacaria (Rio Grande do Sul), após sua institucionalização em 2014. O objetivo é analisar, a partir do percurso formativo de egressos, as representações e os sentidos produzidos no processo formativo entre 2016 e 2018, mediante a história oral, a qual foi utilizada como método para a construção das fontes orais. As memórias foram analisadas e cotejadas com outros documentos por meio da metodologia da análise documental, compondo a empiria da pesquisa. Como resultados, identifica-se que as trajetórias formativas no curso Técnico em Agropecuária se constituem, a partir da instalação do IFRS na cidade, de suas políticas e programas de acesso e de permanência e êxito, as quais apoiam e incentivam o processo formativo. Para os egressos ressoam, ainda, resultados sociais e econômicos, destacando-se a constituição de rede de apoio e de negócios, meio pelo qual trocam saberes, informações de interesse comum e na econômica, a inserção no mercado de trabalho em postos de lideranças, investimentos na área do agronegócio, como empreendimento econômico e o aumento da renda.

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Biografia do Autor

  • Rosemeri Barreto Argenta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Farroupilha

    Bacharel em Serviço Social. Mestre em Serviço Social e Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Atualmente é Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Farroupilha. Integrante do GRUPHEIM.

  • José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Graduado em História, em Pedagogia, em Geografia e em Biblioteconomia. Mestre e Doutor em Educação, com estágio de pós-doutorado em Educação. Professor e pesquisador da Área de Humanidades e nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Vice-coordenador do GRUPHEIM.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

Argenta, R. B., & Souza, J. E. de. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15528