FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

Autores

  • Gedeli Ferrazzo Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Mara Regina Martins Jacomeli Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15514

Palavras-chave:

Educação Infantil, História da Educação, Desenvolvimento humano

Resumo

No movimento histórico, de acordo com as características de cada formação social, a humanidade produziu diferentes formas de compreender a criança e o papel da Educação Infantil. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é caracterizar os fundamentos do desenvolvimento humano que exerceram influência na história da Educação Infantil brasileira. Para tanto, conduziu-se um estudo bibliográfico e documental, com o propósito de delinear na história da Educação Infantil brasileira, a compreensão dos fundamentos das proposições elaboradas que sustentam as práticas pedagógicas. Trata-se de um tema importante, considerando que o trabalho educativo da primeira etapa da educação básica sempre padeceu sobre enfoques pedagógicos anti-escolares e assistemáticos, resultando em uma política pública recessiva pela oferta de programas de caráter ora compensatórios, ora preparatórios ou preventivos, com escassos recursos do setor público. Encerra-se o texto, destacando os pressupostos teórico-metodológicos que possibilitam a superação da concepção assistencialista-compensatória, capazes de contribuir na compreensão das práticas pedagógicas compromissadas com o desenvolvimento pleno dos aspectos estruturantes do sujeito humano, na formação das novas gerações.

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Biografia do Autor

  • Gedeli Ferrazzo, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2014) e é doutoranda no PPGE da Universidade Estadual de Campinas (2022). É Professora de filosofia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Politecnica, Educação integral, Ensino Médio Integrado e Formação de professores.

  • Mara Regina Martins Jacomeli , Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

    Pedagoga, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professora da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, pedagogia e políticas educacionais. Foi Coordenadora Geral do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp de 2014 a 2018. É Coordenadora local do Grupo de Pesquisa do HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil), da mesma Instituição.

     

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Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Escolarização de crianças e jovens no Brasil entre o século XIX e o século XX

Como Citar

Ferrazzo, G., & Jacomeli , M. R. M. . (2023). FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15514