FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15514Palavras-chave:
Educação Infantil, História da Educação, Desenvolvimento humanoResumo
No movimento histórico, de acordo com as características de cada formação social, a humanidade produziu diferentes formas de compreender a criança e o papel da Educação Infantil. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é caracterizar os fundamentos do desenvolvimento humano que exerceram influência na história da Educação Infantil brasileira. Para tanto, conduziu-se um estudo bibliográfico e documental, com o propósito de delinear na história da Educação Infantil brasileira, a compreensão dos fundamentos das proposições elaboradas que sustentam as práticas pedagógicas. Trata-se de um tema importante, considerando que o trabalho educativo da primeira etapa da educação básica sempre padeceu sobre enfoques pedagógicos anti-escolares e assistemáticos, resultando em uma política pública recessiva pela oferta de programas de caráter ora compensatórios, ora preparatórios ou preventivos, com escassos recursos do setor público. Encerra-se o texto, destacando os pressupostos teórico-metodológicos que possibilitam a superação da concepção assistencialista-compensatória, capazes de contribuir na compreensão das práticas pedagógicas compromissadas com o desenvolvimento pleno dos aspectos estruturantes do sujeito humano, na formação das novas gerações.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 4.024, 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: (XX nov. XXXX). Acesso em: 17/04/2022.
BRASIL. Constituição Federal 1988. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 20/04/2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 23/04/2022.
DOLLE, J. M. Para compreender Jean Piaget: Uma iniciação à Psicologia Genética Piagetiana. 4. ed. Tradução de Maria José J. G. de Almeida. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1974.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
KUHLMANN. J, M. Infância e Educação Infantil : uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage, 2008.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, Autores Associados, 2013.
MARTINS, S. T. F. Aspectos Teórico-Metodológicos que distanciam a perspectiva sócio-Histórica Vigotskiana do Construtivismo piagetiano. In: MENDOÇA, S. G. L.; MILLER, S. Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. 2. ed. Araraquara-SP: Junqueira e Marin; Marília-SP: Cultura Acadêmica, 2010. p. 27-48.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2° edição, 2008.
OLIVEIRA, B. A. Fundamentos Filosóficos Marxistas da Obra Vigotskiana: A questão da categoria de Atividade e Algumas Implicações para o Trabalho Educativo. In: MENDOÇA, S. G. L.; MILLER, S. Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. 2. ed. Araraquara-SP: Junqueira e Marin; Marília-SP: Cultura Acadêmica, 2010. p. 3-26.
PADILHA, A. M. L. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo-SP: Plexus, 2004.
PASQUALINI, J. C., & MARTINS, L. M. (2020). Currículo por campos de experiência na Educação Infantil : ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? Revista on line de Política e Gestão Educacional, 24(2), 425-447. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13312/9081%20/. Acesso em: 19/06/2022.
PASQUALINI, J. C.; SILVA, C. R. Cuidar e educar na escola de Educação Infantil . In: PASQUALINI, J. C.; TSUHAKO, Y. N. (Org.). Proposta Pedagógica da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. p. 567-572.
ROMANELLI, O, O. História da educação no Brasil. 18. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
ROSEMBERG, F. Sísifo e a Educação Infantil brasileira. Revista Pro-Posições, vol. 14, n. 1 (40), Jan/abr. 2003. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2183/40-artigos-rosembergf.pdf. Acesso em: 29/05/2022.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. 10°. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Infância e pedagogia histórico-crítica. In: GALVÃO, A. C (Org.), Infância e pedagogia histórico-crítica, 2ª ed. Campinas, 2020, Cap. 10, p. 245-277.
SOARES, L. P. R. G.; GALVÃO, A. C. Docência, Currículo e Didática na Educação Infantil segundo a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. HOLOS, [S.l.], v. 8, p. 1-12, dez. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13194. Acesso em: 08/06/2022.
SOUZA, M. C. B. R. A concepção de criança para o Enfoque Histórico-Cultural. Marília, 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2007. 154 f.
VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1997. (t. V. Fundamentos de Defectologia).
ZUCOLOTO, P. C. S. V. O médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. 2007; 136-145. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/19822. Acesso em: 02/06/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gedeli Ferrazzo, Mara Regina Martins Jacomeli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.