CENAS DE GÊNERO E HETERONORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre permanências e mudanças
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15441Palavras-chave:
Gênero, heteronormatividade, educação infantilResumo
Essa pesquisa traz cenas e discursos de gênero e heteronormatividade que se articulam com seus respectivos referenciais teóricos. A perspectiva metodológica é qualitativa e partiu das memórias de professora-pesquisadora e também de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação, tendo como objetivo compreender se/quando o gênero e a heteronormatividade estão na atuação de professoras, auxiliares de educação, gestoras/es e funcionárias/os na Educação Infantil. Observou-se que estas pessoas estão reproduzindo em suas práticas pedagógicas e/ou em seus discursos o binarismo de gênero e os conceitos heteronormativos de controle dos corpos infantis. As professoras que abraçaram a mudança de suas práticas pedagógicas foram em busca de formação continuada. Conclui-se com a necessidade de fomento para formação continuada de docentes em gênero e sexualidade e de novas pesquisas que explorem estas questões de um ponto de vista interseccional na Educação Infantil.
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